A embarcação Nord Mississippi, de bandeira do Panamá, vai descarregar insumos no terminal da Serra Morena (Foto: MarineTraffic.com)
Região Sul
Porto de Porto Alegre vai retomar operações em caráter contingencial
Primeira operação de longo curso no cais vai ocorrer no próximo dia 25 de junho
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, informou que vai retomar as atividades no Porto de Porto Alegre em caráter contingencial. O comunicado oficial foi divulgado para a comunidade portuária nesta sexta-feira (14).
Segundo divulgado pela Autoridade Portuária, a primeira operação de longo curso no complexo da capital gaúcha vai ocorrer no terminal arrendado à empresa Serra Morena, localizado na área POA02, no dia 25 de junho.
A embarcação Nord Mississippi, de bandeira do Panamá, vai descarregar insumos para a produção de fertilizantes no porto.
Conforme o comunicado da Portos RS, ainda seguindo o plano de contingência, será necessário a solicitação formal de terminais interessados em operar no Porto de Porto Alegre, para que a Autoridade Portuária promova, junto com seus intervenientes, as autorizações necessárias, em especial, às equipes da Receita Federal e da Marinha do Brasil (MB).
As solicitações deverão ser encaminhadas ao e-mail: protocolo@portosrs.com.br.
Por causa do aumento do nível do Lago Guaíba, que alagou as principais ruas e avenidas da capital, o Porto de Porto Alegre suspendeu as atividades desde o dia 2 de maio, após o fechamento de comportas para tentar impedir o avanço das águas em trecho urbano.
Recuperação
A Portos RS informou que, com a normalização dos níveis de água do Lago Guaíba, equipes estão intensificando as atividades de limpeza, coleta e destinação dos resíduos restantes no cais. Além disso, estão sendo realizadas ações de avaliação e manutenção das instalações elétricas, geradores de energia, balanças de pesagem, servidores de rede e computadores.
A Portos RS disse, ainda, que há duas semanas já realiza a manutenção da sinalização náutica avariada nas hidrovias do estado.