quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Porto de Porto Velho tem operações paralisadas pela 1ª vez na história

Atualizado em: 25 de setembro de 2024 às 9:03
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Porto paralisado 1
As operações no Porto de Porto Velho (RO) foram temporariamente paralisadas pela 1ª vez na história nessa segunda-feira (23), por conta da seca extrema do rio Madeira, que atingiu 25 centímetros durante a madrugada – o menor nível já observado. Em comunicado, o Governo do Estado de Rondônia informou que a crise hídrica tem prejudicado seriamente o tráfego de embarcações, resultando em diversas balsas encalhadas ao longo do rio devido à formação de bancos de areia e exposição de pedrais. “Diante desse cenário, armadores e operadores portuários interromperam temporariamente as operações, no Porto de Porto Velho”, pontuou.

 

Porto paralisado 2
O porto é administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH) e as atividades devem voltar somente quando o nível do rio voltar a subir. Tradicionalmente, a movimentação de cargas no Porto já sofre redução durante o período de estiagem. Em meses normais, o Porto de Porto Velho  movimenta cerca de 200 mil toneladas de mercadorias, mas esse volume costuma cair para 40% durante a seca. Em setembro, esperava-se movimentar 100 mil toneladas, mas a crise hídrica inviabilizará essa meta.

 

Aviação em alta 1
Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostraram que o Brasil registrou mais de 10,1 milhões de turistas no modal aéreo em agosto, um recorde na história da aviação brasileira. O valor corresponde à soma de viajantes transportados no mercado doméstico e internacional e representa crescimento de 0,7% no indicador na comparação com o mesmo período de 2023. Nos oito primeiros meses deste ano, a aviação movimentou 77,1 milhões de pessoas, alta de quase 4% no acumulado.

Aviação em alta 2
Em voos nacionais, a movimentação de passageiros em agosto somou 8 milhões, enquanto a internacional ultrapassou a marca de 2,1 milhões. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado é a soma de investimentos realizados pelo Governo Federal no setor, com “o excelente momento” da economia do País. Segundo ele, “o trabalho conjunto dos ministérios de Portos e Aeroportos, do Turismo, da Embratur e de todos os agentes do modal tem elevado a oferta de novos voos regionais, com foco na ampliação de aeroportos regionais, o que tem consolidado, cada vez mais, a aviação brasileira”.

Compartilhe:
TAGS hub Porto Velho