Cais baiano completa 111 anos nesta segunda-feira (13) mirando investimentos em dragagem para recebimento de navios maiores e mais carregados. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Porto de Salvador quer receber navios de 400 m em futuro próximo
Cais baiano completa 111 anos nesta segunda-feira (13) mirando investimentos em dragagem
O Porto de Salvador (BA) completa 111 anos nesta segunda-feira (13) buscando aperfeiçoamento para expandir suas operações no nordeste brasileiro. Pelos próximos seis meses, o cais baiano vai operar com um sistema de calado dinâmico, que permite a atracação de navios de classe 366 metros, de acordo com a autoridade portuária.
“Aliado às excelentes condições de navegabilidade que temos na Baía de Todos o Santos, estamos dando um salto qualitativo em tecnologia, permitindo que esses grandes navios de cargas aportem em Salvador, visando assim a criação e consolidação de uma rota transoceânica com destino a capital baiana”, afirma o presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia e Autoridade Portuária Federal na Bahia, Antonio Gobbo.
A ferramenta de calado dinâmico permite o cruzamento de dados sobre as características das embarcações, ventos, correntes, ondas e marés, para otimização da utilização dos canais de acesso, em situações de restrição de quilha – o sistema ReDRAFT.
Autorizado pela Autoridade Marítima, representada pela Capitania dos Portos da Bahia, e referendado pela Autoridade Portuária no último dia 8 de maio, o sistema ReDRAFT terá sua operação, manutenção e atualização a cargo da CODEBA, em caráter experimental por 180 dias.
Segundo a Codeba, a aguardada chegada dos maiores porta-contêineres em comprimento, com 366 metros e com carga total, ou seja, operando a plena capacidade de transporte de mercadorias, vai permitir um crescimento exponencial na movimentação de cargas no Porto de Salvador.
“A próxima meta será a adequação dos canais de acesso através do Plano Integrado de Dragagem do Complexo Portuário da Baía de Todos os Santos, para receber, em um futuro próximo, também os navios da classe 400 m, ainda maiores e que dominarão o cenário do transporte de cargas conteinerizadas de longo curso, ao longo das próximas duas décadas”, diz Gobbo.
A atracação de embarcações dessa classe é resultado de uma parceria entre a CODEBA e Ministério dos Portos e Aeroportos, além de novas tecnologias para as operações dos complexos portuários, segundo a autoridade portuária. “É um marco significativo para o Estado da Bahia e a consolidação do Porto de Salvador como hub de longo curso na Região Nordeste”, conclui Gobbo.
História
Embora Salvador tenha recebido diversas embarcações desde 1501, ano do registro da descoberta da Baía de Todos os Santos, a primeira atracação no local onde hoje é o Porto de Salvador, no trecho denominado Cais da Alfândega, aconteceu em 17 de julho de 1911, em manobra com o navio a vapor Canavieiras.
Dois anos mais tarde, em 13 de maio de 1913, o porto foi oficialmente criado, com o nome Porto do Brasil. Hoje, o Porto de Salvador desempenha um papel decisivo para a economia baiana, se destacando na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e ao Mercosul.
Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro. Na temporada 2023/2024, o Porto de Salvador recebeu 440 mil turistas.