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O Porto de Santos no século XIX, retratado pelo pintor Benedicto Calixto: inauguração do primeiro trecho de porto organizado, em 1892, marca o nascimento do complexo santista (Foto: Reprodução)
Porto de Santos
Porto de Santos: 133 anos de organização, mas séculos de atividade
Desde os primeiros embarques no período colonial até os terminais modernos, o complexo portuário moldou a economia nacional
O Porto de Santos, principal porta de entrada e saída do comércio exterior brasileiro, celebra seus 133 anos neste domingo, comemorando a fundação como porto organizado em 2 de fevereiro de 1892. No entanto, suas atividades remontam a um período anterior, com os primeiros embarques ocorrendo já em 1541, quando cargas de açúcar eram enviadas por trapiches no cais santista.
A criação da Companhia Docas de Santos (CDS), em 1890, marcou uma transformação na história do porto. Antes disso, as operações enfrentavam desafios devido à falta de normatização, o que prejudicava a qualidade no embarque e desembarque de produtos, especialmente o café, principal mercadoria da época.
“Os cafeicultores começaram a fazer um lobby junto ao Governo Imperial, criaram a Associação Comercial de Santos (ACS), em 1870, para fortalecer a classe e exigir a organização do Porto ao governo. Após a terceira tentativa de concessão, o grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle, cria a Companhia Docas de Santos (CDS)”, explica o jornalista e escritor Sérgio Willians.
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O Porto de Santos no século XIX, retratado pelo pintor Benedicto Calixto: inauguração do primeiro trecho de porto organizado, em 1892, marca o nascimento do complexo santista (Foto: Reprodução)
A inauguração dos primeiros 260 metros de cais, em 2 de fevereiro de 1892, e a atracação do navio inglês Nasmith simbolizaram o início das operações do porto organizado. A partir daí, o Porto de Santos passou a receber investimentos em tecnologia e infraestrutura, como a instalação de guindastes a vapor e a construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga, em 1910, que até hoje fornece energia exclusivamente para o complexo.
Apesar dos avanços, os investimentos foram impactados pela quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e pela Segunda Guerra Mundial, em 1939, que reduziram a movimentação de navios. Somente na década de 1950 o porto retomou seu crescimento.
“O porto volta a investir, avançando o cais para região da Alemoa e do Saboó, pra região do Macuco, e começando a ocupar a margem de Guarujá. Também começa a investir na Ilha Barnabé. Ou seja, o porto começa a ganhar a cara que tem nos dias de hoje”, destaca Willians, ressaltando a instalação do primeiro terminal de contêineres na década de 1980.