sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Porto de Santos movimentou 15,3 milhões de toneladas em julho, estabelecendo um novo recorde para esse período e superando em 5,2% o desempenho do mesmo mês em 2022Crédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

Porto de Santos alcança recordes na movimentação de cargas

Atualizado em: 30 de agosto de 2023 às 9:33
BE News Enviar e-mail para o Autor

Complexo estabeleceu novas marcas para o mês de julho e para o acumulado do ano

O Porto de Santos registrou em julho uma notável marca ao movimentar um total de 15,3 milhões de toneladas de cargas, estabelecendo um novo recorde para esse período e superando em 5,2% o desempenho do mesmo mês no ano anterior, que foi de 14,5 milhões de toneladas. Esse excelente desempenho resultou em um aumento acumulado de 0,8% durante o ano, totalizando uma movimentação de 96,3 milhões de toneladas, também um recorde para este período.

Uma vez mais, o setor do agronegócio lidera o crescimento, sendo a soja a grande protagonista. Em julho, foram movimentadas 2,1 milhões de toneladas desse grão, representando um aumento de 65,7%, enquanto no acumulado do ano foram movimentadas 26,7 milhões de toneladas, um aumento de 16,3%. O açúcar também apresentou crescimento, com 2,2 milhões de toneladas movimentadas no mês (um aumento de 4,9%) e 10,4 milhões de toneladas nos sete primeiros meses do ano (alta de 4,9%).

No que diz respeito ao milho, o volume embarcado ao longo do ano alcançou a marca de 4,3 milhões de toneladas, indicando um crescimento de 3,7%. As perspectivas são favoráveis para um aumento ainda maior desses embarques no segundo semestre, considerando a entrada da segunda safra deste produto. O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, prevê que o ano seja encerrado com o embarque de 18,8 milhões de toneladas de milho, 28,4 milhões de toneladas de soja e 21,4 milhões de toneladas de açúcar. Ele destaca ainda que a infraestrutura do complexo está sendo expandida para melhor atender às safras agrícolas, com investimentos de players multinacionais no aumento da capacidade de movimentação de grãos.

O terminal STS 11 da Cofco é um exemplo recente desse investimento, já em processo de expansão, e está projetado para se tornar o maior terminal de granéis vegetais do país.

De janeiro a julho, o Porto de Santos respondeu por 27,2% das exportações nacionais de milho e 36,1% das exportações de soja.

Em termos gerais, os embarques totalizaram 11,6 milhões de toneladas no mês de julho, um aumento de 8,6%, e 71,7 milhões de toneladas no acumulado do ano, representando um incremento de 2,9% em comparação ao mesmo período de 2022. Por outro lado, as descargas alcançaram um total de 3,7 milhões de toneladas, marcando uma redução de 5,2% em relação a julho do ano anterior. No acumulado do ano, as descargas somaram 24,5 milhões de toneladas, apresentando também uma diminuição de 4,8%.

Compartilhe:
TAGS agronegócio lidera o crescimento movimentação de cargas PORTO DE SANTOS