Com uma posição estratégica considerada privilegiada no Mar Mediterrâneo, o Porto de Valência é líder na Espanha, responsável por gerar pouco mais de 49 mil empregos. Foto: Divulgação
Região Sudeste
Porto de Santos conhece soluções tecnológicas usadas em Valência
Tecnologia servirá para organizar trânsito de caminhões e buscar melhorias logísticas nas operações
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, foi recebido na quarta-feira, dia 29, por especialistas da Fundación ValenciaPort, centro de pesquisa espanhol reconhecido pela atuação em temas de inovação e gestão de logística portuária. A comitiva santista tratou de temas que envolvem soluções tecnológicas para desenvolver no maior complexo portuário brasileiro.
Também na quarta-feira, o presidente da APS fez uma visita técnica às instalações dos portos administrados pela Autoridade Portuária de Valência.
Com mais de 2 mil anos de história, o Porto de Valência é considerado líder na Espanha. O complexo marítimo é responsável por gerar pouco mais de 49 mil empregos. O porto responde por 70% da movimentação de contêineres do país europeu e tem uma posição estratégica privilegiada no Mar Mediterrâneo.
Desde 2005, tem todos os serviços informatizados em uma plataforma do Programa Port Community System (PCS), que inclui assistência no mar, no porto e em terra, resultando no envolvimento de 1.200 empresas, com mais de 300 mil mensagens por dia. A partir de 2017, todos os caminhões, operadores e armadores passaram a ficar conectados por um aplicativo implantado pela Fundación ValenciaPort.
A extinta pasta de Negócios Internacionais do Governo de São Paulo chegou a afirmar que a tecnologia do PCS passaria a ser implantada no Porto de São Sebastião, que é administrado pelo estado.
Durante visita técnica, Anderson Pomini destacou que as soluções tecnológicas em uso na Espanha servirão para organizar o trânsito de caminhões que acessam o Porto de Santos, bem como outros desafios logísticos que envolvem operadores, armadores e demais setores do complexo santista.
Dentro do campo da sustentabilidade e agenda ambiental, o complexo tem a meta de chegar a 2030 com emissão zero de carbono.
A Autoridade Portuária de Valência responde por três portos: Valência, que movimenta 68 milhões de toneladas com conto, com 8,96 milhões de toneladas, e Gandia, 196.851 toneladas.
Ligação
Em torno de um terço das mercadorias que transitam entre o Brasil e a Espanha passa, necessariamente, pelo Porto de Valência. Desta forma, a cidade é considerada porta de entrada e saída fundamental entre os dois países. Para o Brasil, o complexo de Valência é o principal caminho para os produtos nacionais exportados, como pescados, frutas e carnes – os quais ficam na própria Europa ou são reenviados para outros locais, como o norte da África.