Para facilitar o processo de doação, um ponto de recebimento e registro foi estabelecido na APS, com acesso pela portaria do Centro de Treinamento, próximo ao Museu do Porto. Foto: Cássio Lyra/BE News
Região Sudeste
Porto de Santos inicia campanha de arrecadação para vítimas no RS
Esquema foi montado nesta terça-feira para o recebimento de mantimentos e demais produtos
A Autoridade Portuária de Santos (APS) iniciou na terça-feira (7) uma campanha de doações para auxiliar as vítimas dos alagamentos causados pelo mau tempo no Rio Grande do Sul desde a semana passada. De acordo com a APS, a mobilização foi um pedido do Ministério de Portos e Aeroportos para auxiliar com produtos e demais mantimentos para a população gaúcha.
A entrega está acontecendo ao lado do Museu do Porto de Santos, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, bem próximo à sede da APS.
A companhia montou um esquema com a participação de colaboradores, que recolhem as doações para uma sala, onde é feito o cadastramento de quem realizou a contribuição, bem como o monitoramento de cada produto.
No primeiro dia de arrecadação, destacaram-se produtos como alimentos, itens de higiene pessoal e água potável, uma das principais demandas dos municípios gaúchos afetados por abastecimento.
Segundo explicou o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, a iniciativa busca incentivar operadores, trabalhadores portuários e a comunidade a realizar essas doações. Após a aquisição do material, o transporte até o Rio Grande do Sul poderá ser feito pelo mar ou pela malha aérea.
“Esses produtos poderão ser encaminhados ao Sul através de navios, onde diversas empresas do Porto de Santos se colocaram à disposição para fazer o transporte por cabotagem desse material doado. Além disso, temos opções aéreas, seja com a Aeronáutica e também empresas aéreas privadas que se disponibilizaram para esse transporte de produtos”, explicou.
A doação seguirá por tempo indeterminado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Segundo Pomini, a campanha para doações seguirá de acordo com a necessidade que os municípios gaúchos precisem e também com o volume de material doado.
Conforme indicado pela APS, foi elaborada uma lista dos itens mais necessários para as famílias afetadas pela tragédia climática:
– Água potável;
– Colchões;
– Travesseiros;
– Roupas de cama;
– Cobertores;
– Toalhas;
– Materiais de limpeza;
– Produtos de higiene pessoal;
– Alimentos não perecíveis.
Para facilitar o processo de doação, um ponto de recebimento e registro foi estabelecido na APS, com acesso pela portaria do Centro de Treinamento, próximo ao Museu do Porto, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, sem número (em frente ao número 79), no bairro Macuco, em Santos. Os motoristas poderão entrar por uma porta designada, deixar suas doações e sair por outra porta, agilizando assim o processo de entrega.