Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a companhia estuda a modelagem de uma PPP tanto para o aprofundamento do canal quanto para a dragagem de manutençãoCrédito: Divulgação/Brasil Export
Nacional
Porto de Santos mira início de 2025 para receber navios de grande porte
Segundo a Autoridade Portuária, canal de acesso será aprofundado para 17 metros
Atendendo a uma demanda do setor de navegação, além de exportadores e importadores, visando a chegada de navios de maiores capacidades o Porto de Santos (SP) se prepara para a execução de serviços de infraestrutura para garantir o acesso aquaviário dentro do complexo portuário. A expectativa da Autoridade Portuária de Santos (APS) é de que as obras do aprofundamento do canal de acesso já tenham reflexos positivos a partir de 2025. O tema foi abordado em painel do IV Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph), dentro do fórum Brasil Export, em Brasília.
O projeto consiste no aprofundamento do canal para 16 metros e, posteriormente, para 17 metros, assim atendendo a uma demanda dos operadores portuários que querem trazer os navios de grande porte, de 366 metros.
“Vários operadores, a BTP em especial, têm exigido esse serviço de aumento do canal. Então, no começo de 2025 já teremos reflexos positivos e aumento da nossa capacidade de movimentação de cargas, em especial para que esses navios, acima de 366 metros, possam ter o acesso assegurado pelo nosso canal”, comentou o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.
Segundo o presidente da APS, a companhia estuda a modelagem de uma PPP (parceria público-privada) tanto para o aprofundamento do canal quanto para a dragagem de manutenção. As obras devem começar no final do ano que vem.
“Estudamos estudando a possibilidade de uma PPP para juntar manutenção e aprofundamento do canal em um único contrato. Estamos debruçados pelo tema, tendo em vista a necessidade de gerar maior atração para esse mercado, essa prestação de serviços”, disse Pomini, acrescentando que os contratos tenham prazo de, no mínimo, de 25 anos.
Túnel Santos-Guarujá
A principal obra de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, o túnel submerso que vai ligar as duas margens do Porto de Santos está com sua modelagem econômica e jurídica em processo de análise. O presidente da APS atualizou a situação do empreendimento.
“Estamos fazendo as modelagens para ser encaminhado ao TCU (Tribunal de Contas da União). A publicação do edital está prevista para o primeiro semestre de 2024. Leilão e contratação para o segundo semestre. Início das obras, a partir do nosso cronograma, entre o final do ano que vem e início de 2025”, afirmou Pomini.
O Brasil Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.