sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Navio de contêineres deixa o Porto de Santos, o principal da América do Sul

Região Sudeste

Santos: movimentação de cargas cresce 9,6% no 1T

6 de maio de 2022 às 11:29
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Complexo marítimo ainda registrou sua maior participação na corrente comercial brasileira desde 2016

A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP), no primeiro trimestre, registrou um crescimento de 9,6% sobre o mesmo período do ano passado. No total, foram 38,7 milhões de toneladas, o melhor resultado para o período.

Esse desempenho elevou a participação do complexo portuário santista na corrente comercial brasileira para 29,7%, melhor patamar para o primeiro trimestre desde 2016.  

As exportações responderam por 27,7 milhões de toneladas e as importações, por 10,9 milhões de toneladas, registrando aumentos de, respectivamente, 11,3% e 5,7%.  

“O crescimento da movimentação de cargas no primeiro trimestre, bem como o avanço do Porto na participação das trocas comerciais brasileiras, reforçam a necessidade de acelerar investimentos para estarmos à frente da demanda, que cresce bem acima do PIB. Com o pacote de leilões de áreas que definimos, estamos no caminho certo para prover com eficiência as necessidades do comércio exterior, que tem em Santos seu principal ativo de infraestrutura”, afirma Marcelo Ribeiro, diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA, a Autoridade Portuária de Santos), empresa pública controlada pelo Ministério da Infraestrutura. 

A ligeira redução de 0,1% na movimentação de março, na comparação anual, para 15,14 milhões de toneladas, não comprometeu o desempenho recorde trimestral. Ressalte-se que março de 2021 foi a maior marca mensal histórica do Porto, portanto, a base de comparação foi muito alta. Ainda assim, o desempenho do mês demonstrou estabilidade e garantiu o segundo melhor resultado mensal do Porto.  

Entre as cargas de exportação, a soja em grãos, carga de maior volume movimentada (9,6 milhões de toneladas), registrou aumento de 21,2% sobre a mesma base trimestral; seguida pela celulose (1,9 milhão de toneladas), com crescimento de 67,8%; milho (1,2 milhão de toneladas), com 102,4% de alta; farelos (1,9 milhão de toneladas), com 36,9% de aumento; e carne (597 mil toneladas), que teve um crescimento de 62%. 

O fertilizante foi o destaque entre as cargas de importação, apontando crescimento de 27,6% no trimestre e totalizando 2,3 milhões de toneladas.  

A carga conteinerizada vem se mantendo em um patamar próximo ao de 2021, totalizando 1,16 milhão de TEU (contêiner de 20 pés) no trimestre, 3,4% abaixo do 1,2 milhão de TEU consolidados no mesmo período do ano passado. 

Os granéis sólidos (19,5 milhões de toneladas) apresentaram aumento de 17% no trimestre, refletindo o bom desempenho do complexo soja, milho e fertilizantes, destacando-se como a melhor marca para o período. Os granéis líquidos somaram 4,5 milhões de toneladas, alta de 2,9% no acumulado do ano, registrando, também, a maior marca para esse período. 

O fluxo de navios envolveu 1.224 atracações, 4,1% acima do verificado no primeiro trimestre do ano passado.  

Balança Comercial 

Do total das trocas comerciais que passaram por Santos no trimestre, 32,2% tiveram a China como parceiro. São Paulo se manteve como o Estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do complexo santista (52,2%). 

Compartilhe:
TAGS