sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

No suposto acidente, teria havido a colisão entre caminhões, ocasionando duas vítimas, princípio de incêndio e vazamento de óleo, podendo atingir a rede pluvial e canal do estuário / Crédito: Divulgação/APS

Porto de Santos

Porto de Santos promove simulado de atendimento a acidente com caminhões

13 de dezembro de 2023 às 7:54
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Local escolhido para o exercício foi o Viaduto da Santa, na margem direita do cais santista

O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), realizou nesta terça-feira (12) um exercício simulado de atendimento a acidentes. No cenário, dois caminhões, sendo que um deles carregado com combustível, bateram na subida do Viaduto da Santa, no bairro Paquetá, localizado à margem direita do cais santista.

De acordo com a APS, o objetivo do exercício foi coordenar as ações das diversas equipes em caso de um acidente real. Foram acionadas as brigadas das empresas da região, Brigada de Incêndio da Guarda Portuária, além de Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e viaturas do Corpo de Bombeiros.

No suposto acidente, teria havido a colisão entre dois caminhões, ocasionando duas vítimas – uma desacordada e outra com possíveis fraturas -, princípio de incêndio e vazamento de óleo combustível, podendo atingir a rede pluvial e canal do estuário. Caminhões autobomba e ambulâncias foram deslocados rapidamente ao local, bem como equipes de contenção do vazamento do produto.

Participaram do exercício simulado as empresas Bunge, CLI, Cofco, Concais, Copersucar, Deicmar/Bandeirantes, Fips (Ferrovias Internas do Porto de Santos), Hidrovias do Brasil, Marimex, Nita Alimentos e T-Grão.

“Exercícios simulados permitem a promoção de orientações a importantes atores envolvidos no processo, como colaboradores da APS, prestadores de serviço, terminais e operadores portuários, além de usuários do porto. Traz conhecimento para agilidade e eficiência na mobilização de recursos e identificação de melhorias que serão implementadas para os próximos exercícios e, consequentemente, nos atendimentos futuros”, disse a Autoridade Portuária de Santos. 

Compartilhe:
TAGS porto Santos treinamento