domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O porta-contêineres CMA CGM Vela tem 347 metros de comprimento por 45,20 metros de largura (crédito: Klaus Kehrls)

Região Sudeste

Porto de Santos recebe hoje o maior navio de sua história

Atualizado em: 24 de outubro de 2022 às 10:24
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

O porta-contêineres CMA CGM Vela é classificado como um new panamax e atracará no Tecon Santos, na margem esquerda, por volta das 14h45 

O Porto de Santos (SP) receberá hoje o maior navio mercante porta-contêineres que já atracou na região. Trata-se do CMA CGM Vela, com 347 metros de comprimento por 45,20 metros de largura, da Empresa CMA CGM SA. A atracação, que ocorrerá no Terminal de Contêineres da Santos Brasil, o Tecon Santos, na margem esquerda, está prevista para as 14h45.

Segundo informou a Marinha do Brasil em nota, por meio da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP), a manobra, de forma inédita, marca o início das operações dos navios de 340 a 366 metros (classe new panamax) e acontece após estudos, simulações e reuniões do Agente da Autoridade Marítima (AAM), Autoridade Portuária, Tanque de Provas da Universidade de São Paulo, Praticagem de São Paulo e outras instituições diretamente ligadas às atividades operacionais, contribuindo para o aumento a performance do Porto de Santos. 

O início da operação está previsto para as 13h30 e o CMA CGM Vela deverá atracar no Tecon Santos por volta das 14h45. O navio será escoltado por embarcações da CPSP, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária, com o propósito de garantir a segurança da navegação durante o deslocamento do navio no acesso ao terminal onde acontecerão as operações portuárias.

De acordo com a Marinha, a operação será executada conforme os procedimentos previstos na Portaria nº 74/2021, da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo. A manobra será realizada por dois práticos experientes e que tenham participado de simulações em centros de estudo de capacidade técnica em navios desse porte e haverá interrupção do tráfego de navios e de balsas (travessia Santos/Guarujá) no canal do porto. 

Compartilhe:
TAGS