domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com 11.040 TEU, o CMA CGM Vela se tornou o maior porta-contêineres a ser escalado em um porto brasileiro (Divulgação)

Região Sudeste

Porto de Santos recebe navio gigante e já espera outro 

Atualizado em: 25 de outubro de 2022 às 12:44
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

CMA CGM Vela, com 347 m de comprimento, atracou ontem. No sábado, o MV Persistence Diva, de 229 m, fará descarga recorde

O CMA CGM Vela atracou no Porto de Santos (SP), na tarde de ontem, às 14h51, no terminal de contêineres da Santos Brasil (Tecon Santos), na margem esquerda, após uma operação bem-sucedida pelo canal de navegação. Com 347 metros de comprimento por 45 metros de largura, é o primeiro porta-contêineres deste porte a ingressar em um porto brasileiro. Outro gigante é esperado para sábado, no Terminal Marítimo do Guarujá SA (Termag), conforme a previsão. O MV Persistence Diva desembarcará um recorde de 85.100 toneladas de sulfato de amônio (insumo para fertilizante).

Segundo nota conjunta enviada à Imprensa pela armadora CMA CGM S.A. e Santos Brasil, o CMA CGM Vela é o maior navio porta-contêineres a ingressar em um porto brasileiro e a atracar na costa leste da América do Sul. 

O seu comprimento, de 347 metros, equivale a nove estátuas do Cristo Redentor e sua capacidade é de 11.040 TEU (unidade equivalente a 20 pés). O navio tem sido utilizado como um carregador extra no serviço semanal SEAS 2, que faz a operação da China e sudeste asiático até a costa leste da América do Sul. 

Para o diretor comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, Danilo Ramos, “o Tecon Santos foi reconhecidamente selecionado para receber o maior de todos os navios por ser o mais eficiente terminal de contêineres no Porto de Santos para embarcações de grande porte. E, também, por contar com uma capacidade instalada operacional suficientemente grande para gerir o seu dia a dia e ainda poder acolher suavemente uma escala extra dessa natureza e grandeza, com todos os desafios operacionais inerentes à mesma. É um dia de imensa satisfação e orgulho para todos nós”. 

Durante a passagem da embarcação em Santos, cerca de 1.500 contêineres serão operados, carregados ou descarregados.

MV Persistence Diva 

Outro gigante, o MV Persistence Diva tem atracação prevista para sábado, no Terminal Marítimo do Guarujá SA (Termag), onde desembarcará 85.100 toneladas de sulfato de amônio. Trata-se de uma operação de descarga recorde no Porto de Santos, de uma única embarcação. O navio tem 229 metros de comprimento x 36 metros de largura, com sete porões, capacidade para 103.300 mil toneladas e calado de 16 metros.

O sulfato de amônio é um composto químico utilizado na mistura do fertilizante que será utilizado como nutriente para produção agrícola. O Brasil importa aproximadamente 85% dos insumos adicionados à produção de fertilizantes. A mistura do nutriente que será vendida aos produtores rurais é feita no País em indústrias denominadas como misturadoras.

Sulfato de amônio sendo embarcado no porão do MV Persistence Diva, no Porto de Jingtang, na China (Divulgação)

Sulfato de amônio sendo embarcado no porão do MV Persistence Diva, no Porto de Jingtang, na China (Divulgação)

Compartilhe:
TAGS