domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A ideia foi sugerida pelo ex-prefeito de Santos e deputado federal eleito, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB-SP) (Pedro Cavalcante/SPA)

Região Sudeste

Porto de Santos receberá o nome de Pelé

30 de dezembro de 2022 às 15:26
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Homenagem póstuma é em razão da ligação do Rei do Futebol com o Santos Futebol Clube, onde construiu uma carreira gloriosa, e com a cidade que o acolheu. Nomeação será feita pelo futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França

O Porto de Santos (SP) receberá o nome de Pelé, em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos. A nova denominação será Porto Rei Pelé. Edson Arantes do Nascimento faleceu aos 82 anos, na última quinta-feira (29), em São Paulo (SP), por falência múltipla dos órgãos, em decorrência de complicações de um câncer de cólon. A nomeação será feita pelo futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que tomará posse em seu cargo na próxima segunda-feira, dia 2.

A ideia foi sugerida pelo ex-prefeito de Santos e deputado federal eleito, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Vale lembrar que os três políticos – França, Alckmin e Barbosa – são torcedores do Santos Futebol Clube, único time brasileiro onde Pelé jogou. Além do Peixe, Pelé atuou no New York Cosmos, nos Estados Unidos.

Esta é mais uma das homenagens póstumas ao Rei do Futebol. Além disso, a família do ex-jogador solicitará à direção do Santos FC o aposento da camisa 10. Em 2023, a equipe santista atuará com a coroa entre as duas estrelas, referente aos títulos mundiais de 1962 e 1963.

Lula

Torcedor do Corinthians, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), se manifestou após a morte de Pelé, enaltecendo a carreira do tricampeão com a Seleção Brasileira. “Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola, ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol”, declarou.

“Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira. Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: “Pelé”, comentou.

Velório na Vila Belmiro

O corpo de Pelé será velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos. O Santos Futebol Clube comunicou que o corpo de Edson Arantes do Nascimento seguirá na madrugada de segunda-feira (2) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, direto para o estádio santista. O caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é de que o velório seja aberto às 10h.

O público terá acesso à Vila pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. A cerimônia seguirá até as 10h de terça-feira (3), quando será realizado cortejo pelas ruas de Santos, que passará pela Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, que tem 100 anos. Depois, seguirá até a Memorial Necrópole Ecumênica. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a Guarda Civil Municipal darão suporte ao trajeto.

Compartilhe:
TAGS futebol Geraldo Alckmin Governo Lula homenagem Márcio França morte Paulo Alexandre Barbosa Pelé PORTO DE SANTOS