A APS ainda planeja expandir a infraestrutura de eletrificação, com a instalação de mais cinco painéis até o final de 2025. Foto: Divulgação
Região Sudeste
Porto de Santos vai inaugurar posto de eletrificação para rebocadores
Iniciativa é passo importante rumo a descarbonização do complexo portuário
Na próxima quinta-feira (14), às 14h30, no cais da curva do armazém 23o, o Porto de Santos dará um passo significativo rumo à sustentabilidade e a descarbonização, com a inauguração de um sistema chamado Onshore Power Supply (OPS) – projeto inovador de eletrificação que possibilitará que até três rebocadores, atracados simultaneamente, sejam abastecidos com energia limpa diretamente do cais.
A operação permite que os rebocadores desliguem seus geradores a diesel durante as estadias nos cais, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa.
Fruto de uma parceria entre a Autoridade Portuária de Santos (APS), a empresa Wilson Sons e a IC Supply, o novo sistema busca reduzir o impacto ambiental das operações portuárias e marca uma transformação sustentável nas operações de rebocadores. A energia utilizada é 100% renovável, proveniente da hidrelétrica de Itatinga, com potencial de reduzir a emissão diária de 8,4 toneladas de dióxido de carbono, além de 165 kg de óxidos de nitrogênio, 21 kg de dióxido de enxofre e 6 kg de material particulado.
Além do novo posto, o Porto de Santos conta com um ponto de eletrificação no Cais da Marinha, voltado ao atendimento das embarcações da Marinha do Brasil.
O Presidente da APS, Anderson Pomini, afirma que “este projeto coloca o Porto de Santos na vanguarda global das iniciativas sustentáveis em portos, alinhando-o com as metas internacionais de descarbonização e contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental e da relação Porto-Cidade”.
A APS ainda planeja expandir a infraestrutura de eletrificação, com a instalação de mais cinco painéis até o final de 2025.