sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O serviço de dragagem autorizado pelo Ibama irá favorecer o complexo de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, terminal privado de contêineres localizado na Baía de Babitonga (Foto: Áureo Berger/PSF)

Região Sul

Porto de São Francisco do Sul recebe autorização para dragagem

Atualizado em: 26 de setembro de 2024 às 3:07
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Obra na Baía de Babitonga vai ampliar a profundidade do canal para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações maiores

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença ambiental referente a obra de alargamento e aprofundamento do canal da Baía de Babitonga, em Santa Catarina. Com a autorização do órgão ambiental, o Porto de São Francisco do Sul pode iniciar o processo de licitação para contratação da empresa responsável pelos serviços de dragagem, onde serão investidos R$ 300 milhões.

O projeto de dragagem vai aumentar a profundidade do canal externo de 14 metros para, no mínimo, 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento.

A obra irá favorecer o complexo de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, terminal privado de contêineres localizado na Baía de Babitonga.

O diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, explicou que o Ibama aprovou as condicionantes ambientais, que servirão como referência para a contratação da obra.

“A frota marítima internacional está sempre se atualizando, fazendo com que os navios se tornem maiores e, consequentemente, necessitem de maior profundidade. Com essa obra, colocaremos o Complexo Portuário da Baía da Babitonga e nosso Estado na rota das grandes embarcações”, disse.

O diretor de Operações do Porto Itapoá, Sergni Rosa Júnior, pontuou que a obra vai ampliar as vantagens naturais da Babitonga.

“Nossa baía é bastante beneficiada pela natureza por suas águas calmas e profundidade natural, que precisa de pouquíssima manutenção. Agora vamos tornar nosso complexo portuário ainda mais competitivo”, destacou.

A previsão é publicar o edital de licitação da dragagem até o final deste ano, na perspectiva de iniciar a obra nos primeiros meses de 2025.

Modelo inédito

O modelo de financiamento para a obra será inédito no Brasil. O valor necessário para a execução da dragagem de aprofundamento e alargamento da Baía será financiado pelo Porto Itapoá.

“Os R$ 300 milhões da dragagem serão devolvidos pelo Porto de São de Francisco, com a arrecadação suplementar gerada pela receita tarifária decorrente do aumento da movimentação de navios, resultante da realização da dragagem”, explicou Cleverton Vieira.

Além da obra de alargamento e aprofundamento da Baía de Babitonga, o contrato prevê ainda a utilização dos sedimentos retirados durante os serviços de dragagem para o alargamento da faixa de areia da orla de Itapoá, localizada ao lado do canal de acesso à Baía.

Essa será a primeira vez que sedimentos de uma dragagem portuária serão usados para a recuperação de uma praia.

Compartilhe:
TAGS Baía de Babitonga dragagem Ibama licença ambiental Porto de São Francisco do Sul Porto Itapoá