O serviço de dragagem autorizado pelo Ibama irá favorecer o complexo de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, terminal privado de contêineres localizado na Baía de Babitonga (Foto: Áureo Berger/PSF)
Região Sul
Porto de São Francisco do Sul recebe autorização para dragagem
Obra na Baía de Babitonga vai ampliar a profundidade do canal para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações maiores
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença ambiental referente a obra de alargamento e aprofundamento do canal da Baía de Babitonga, em Santa Catarina. Com a autorização do órgão ambiental, o Porto de São Francisco do Sul pode iniciar o processo de licitação para contratação da empresa responsável pelos serviços de dragagem, onde serão investidos R$ 300 milhões.
O projeto de dragagem vai aumentar a profundidade do canal externo de 14 metros para, no mínimo, 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento.
A obra irá favorecer o complexo de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, terminal privado de contêineres localizado na Baía de Babitonga.
O diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, explicou que o Ibama aprovou as condicionantes ambientais, que servirão como referência para a contratação da obra.
“A frota marítima internacional está sempre se atualizando, fazendo com que os navios se tornem maiores e, consequentemente, necessitem de maior profundidade. Com essa obra, colocaremos o Complexo Portuário da Baía da Babitonga e nosso Estado na rota das grandes embarcações”, disse.
O diretor de Operações do Porto Itapoá, Sergni Rosa Júnior, pontuou que a obra vai ampliar as vantagens naturais da Babitonga.
“Nossa baía é bastante beneficiada pela natureza por suas águas calmas e profundidade natural, que precisa de pouquíssima manutenção. Agora vamos tornar nosso complexo portuário ainda mais competitivo”, destacou.
A previsão é publicar o edital de licitação da dragagem até o final deste ano, na perspectiva de iniciar a obra nos primeiros meses de 2025.
Modelo inédito
O modelo de financiamento para a obra será inédito no Brasil. O valor necessário para a execução da dragagem de aprofundamento e alargamento da Baía será financiado pelo Porto Itapoá.
“Os R$ 300 milhões da dragagem serão devolvidos pelo Porto de São de Francisco, com a arrecadação suplementar gerada pela receita tarifária decorrente do aumento da movimentação de navios, resultante da realização da dragagem”, explicou Cleverton Vieira.
Além da obra de alargamento e aprofundamento da Baía de Babitonga, o contrato prevê ainda a utilização dos sedimentos retirados durante os serviços de dragagem para o alargamento da faixa de areia da orla de Itapoá, localizada ao lado do canal de acesso à Baía.
Essa será a primeira vez que sedimentos de uma dragagem portuária serão usados para a recuperação de uma praia.