defaultO Porto de São Francisco do Sul registrou movimentação de 8,7 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2023, quando 7,5 milhões de toneladas passaram pelo porto catarinense. Foto: Divulgação
Região Sul
Porto de São Francisco do Sul tem crescimento de 16% na movimentação
Foram operadas 8,7 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros seis meses deste ano
O Porto de São Francisco do Sul registrou movimentação de 8,7 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2023, quando 7,5 milhões de toneladas passaram pelo porto catarinense.
No primeiro semestre do ano, as exportações representaram 59% da carga (5,1 milhões de toneladas). A soja foi o principal produto embarcado para o exterior (4 milhões de toneladas), seguida do milho (910 mil toneladas) e da madeira (103 mil toneladas). As importações atingiram 3,6 milhões de toneladas (41%), sendo os produtos siderúrgicos (1,9 milhão de toneladas) e os fertilizantes (1,1 milhão de toneladas) os mais expressivos.
Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul, ressaltou que junho foi o sexto mês consecutivo de crescimento do Porto neste ano, “mesmo tendo atingido um recorde histórico em 2023, com a movimentação de 16,8 milhões de toneladas”.
Ele enfatizou o papel do porto como um porto público multipropósito, destaca sua relevância no agronegócio para recebimento de fertilizantes e exportação de grãos, bem como sua importância na cadeia de transporte de aço e outros materiais para a indústria metal-mecânica de Santa Catarina e do Brasil.
“O aumento constante do volume de cargas movimentadas pelo Porto de São Francisco demonstra nossa versatilidade em atender diversos segmentos de cargas, com reflexos importantes para diversas cadeias produtivas”, disse Vieira.