O navio Artemis atracou no Porto de São Sebastião nesta segunda-feira (11) para começar o carregamento. A partida em direção à Europa (França) está marcada para às 12h de quinta-feira (14). Também devem ser embarcadas 10 toneladas de cacau especial para a indústria de chocolate da Europa. Foto: Divulgação
ESG
Porto de S. Sebastião: 400 toneladas de café são exportadas em barco à vela
Produto viajará em uma operação menos poluente e experimental
Uma carga especial de café orgânico sairá na próxima quinta-feira (14) pelo Porto de São Sebastião (SP) em direção ao porto de Le Havre, na França, em uma embarcação à vela. São 400 toneladas do produto, que viajarão em uma operação menos poluente e experimental.
A movimentação da carga é uma parceria entre FAFCoffees, a Belco e a TOWT, que fazem a primeira exportação de café para Europa neste tipo de barco, sem motor e com energia solar, com emissão zero de carbono e sem poluir o oceano. O nome da embarcação é Artemis. Ela mede 81 metros de comprimento, 12 metros de largura e conta com 8 tripulantes.
A carga veio da Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada no município de Mococa, no interior paulista, em cerca de 40 caminhões. A fazenda trabalha com uma média de 80 variedades de café orgânico.
O navio Artemis atracou no Porto de São Sebastião nesta segunda-feira (11) para começar o carregamento. A partida em direção à Europa (França) está marcada para às 12h de quinta-feira (14). Também devem ser embarcadas 10 toneladas de cacau especial para a indústria de chocolate da Europa.
O proprietário da FAFCoffees, Marcos Croce, comenta que esse embarque é emblemático porque começa desde o plantio de café, que é produzido em escala sustentável, e segue para exportação e distribuição na França mantendo a preocupação com o meio ambiente. “Nossos produtores plantam o café de montanha nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, tendo toda essa preocupação com a qualidade sensorial, solo orgânico do princípio ao fim do processo”, diz.
Por isso, a escolha de uma embarcação que consegue ter uma operação mais sustentável e o embarque estratégico pelo Porto de São Sebastião.
“Quando iniciamos o processo de exportação, a empresa logo entendeu a importância de utilizar uma embarcação que segue tudo aquilo que acreditamos, pois cada um é importante para que a mudança ambiental ocorra e 10 anos, como se prevê, passa rápido”, frisou Croce.