Ao todo, foram exportadas 22 mil toneladas do produto, via navio Aurélia. Divulgação/Porto de São Sebastião
Região Sudeste
Porto de São Sebastião realiza operação inédita de embarque de açúcar bruto
Foram exportadas 22 mil toneladas do produto; operação foi coordenada pelo grupo paranaense FTSpar
O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, registrou nesta semana seu primeiro embarque de açúcar VHP (açúcar bruto) a granel da história do complexo, segundo a autoridade portuária. Ao todo, foram exportadas 22 mil toneladas do produto, via navio Aurélia.
A operação foi coordenada pela operadora portuária SEAFORTE, empresa do grupo paranaense FTSpar. “É uma operação inédita que o grupo realiza no Porto de São Sebastião, ampliando a oferta de alternativas operacionais e logísticas para os nossos clientes. É uma rota que pode ser explorada para importação e exportação de granéis sólidos de origem vegetal e mineral”, explicou o CEO da FTSpar, Valdécio Bombonatto.
O Porto de São Sebastião fechou 2023 com um aumento de 12% na movimentação de cargas em comparação com o ano de 2022. Já em receita, o crescimento foi de 51%, o que equivale a R$ 43,5 milhões.
Para 2024, a expectativa de movimentação também é de elevação, inclusive com previsão de investimentos para aumentar a produtividade no Porto de São Sebastião.
Rafael Moura, Diretor de Integração Logística da FTSpar, destacou as características “únicas” do canal de acesso do complexo portuário, “com águas profundas e protegidas, dois acessos (barra sul e norte) – o que facilita manobras dos mais variados perfis de navios”.
Ele também declarou que acredita no potencial do Porto de São Sebastião, “que vem se modernizando e oferecendo ao mercado uma excelente opção logística”.