Portugal
Porto de Setúbal apresenta estratégia de desenvolvimento sustentável
Projeto HUB2GREEN Setúbal e visa diversificar o negócio e a oferta de serviços logísticos
O presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Carlos Correia, anunciou uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável para o Porto de Setúbal, em Portugal. O anúncio ocorreu durante a quinta edição do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, realizado pela Associação Industrial da Península de Setúbal (AISET), a aicep Global Parques e a APSS, no último dia 29 de novembro, dentro da programação em comemoração ao centenário do complexo portuário.
Segundo o presidente da APSS, o projeto HUB2GREEN Setúbal visa diversificar o negócio e a oferta de serviços logísticos para as indústrias e energias verdes, reduzindo custos por meio de investimento em inovação e aposta em novas tecnologias. A estratégia também pretende expandir a área de influência econômica através da articulação logística com o Porto de Lisboa.
“A APSS tem o objetivo de transformar o Porto de Setúbal num Hub Atlântico de nova geração com pegada ambiental mínima, digitalizado e automatizado, associado às cadeias de abastecimento verdes da próxima geração numa visão holística das questões econômicas, sociais e ambientais”, afirmou Carlos Correia.
Novas indústrias
Os participantes do seminário, que contou com stakeholders do setor e representantes das principais unidades industriais da Península de Setúbal, discutiram ainda os desafios das novas indústrias e o papel da inovação e da logística para o desenvolvimento do setor portuário da região.
A previsão dos investimentos industriais para a Península de Setúbal devem atingir cerca de 3 bilhões de euros durante os próximos anos. Os projetos abrangem as áreas de biocombustíveis, eólicas offshore, bioindústria, reparação naval sustentável, entre outros.