quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A “Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam” esteve aberta ao público no Forte de Albarquel, na cidade portuguesa que abriga o complexo portuárioCrédito: Divulgação

Portugal

Porto de Setúbal é homenageado pelos seus 100 anos com exposição de arte

Atualizado em: 2 de maio de 2023 às 10:08
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Mostra encerrada na última semana reuniu 20 peças do pintor belga radicado em Portugal Eddy Van Calsteren

Um dos eventos que fazem parte do programa de comemorações do centenário do Porto de Setúbal, em Portugal, teve seu encerramento no último dia 29. A exposição “Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam”, reuniu 20 peças do pintor belga radicado na cidade portuária portuguesa Eddy Van Calsteren.

A mostra organizada pela Administração do Porto de Setúbal (APSS) esteve aberta ao público desde o dia 14 de abril no Forte de Albarquel, e recebeu a visita de autoridades, como o presidente da APSS, Carlos Correia, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins e pelo embaixador da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier.

Carlos Correia disse que o objetivo da reunião de imagens do complexo foi mostrar “um porto que tem se desenvolvido em harmonia com a cidade, valorizando o patrimônio, a natureza e os ecossistemas circundantes, integrando-se numa das mais belas baías do mundo”.

O presidente da APSS declarou ainda que a exposição trouxe “não só a beleza da cidade e do estuário, como também as raízes do porto na convivência dos navios, embarcações de pesca e recreio com o rio Sado e a Serra da Arrábida, marcando uma coexistência pacífica e benéfica para o desenvolvimento da cidade”.

Ele destacou que, atualmente, a relação simbiótica entre portos e cidades em termos espaciais, sociais e culturais é um elemento fundamental para enfrentar os novos desafios dos transportes no desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental.

“Uma percepção positiva da atividade portuária pelas comunidades locais é cada vez mais uma forte vantagem competitiva, indispensável para captar mais investimentos, em particular nos domínios da inovação tecnológica, das novas energias e da logística avançada, geradores de emprego e indutores do desenvolvimento do porto e da economia da região”, concluiu Correia.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, também valorizou a ligação existente entre a cidade e o porto, destacando a contribuição da atividade portuária para o desenvolvimento da região ao longo de cem anos de história do Porto de Setúbal.

Compartilhe:
TAGS Administração do Porto de Setúbal Câmara Municipal de Setúbal exposição de arte Porto de Setúbal