O MSC Tessa é um dos quatro navios porta-contêineres ultra grandes encomendados no estaleiro chinês CSSC pela Mediterranean Shipping Company (MSC)Crédito: Divulgação
Portugal
Porto de Sines recebe o maior navio de contêineres do mundo
Complexo celebrou a escala inaugural no país do MSC Tessa
O Porto de Sines celebrou na sexta-feira (14) a escala inaugural do MSC Tessa em terras portuguesas. Esse é considerado o maior navio de contêineres do mundo, segundo afirma o seu fabricante.
Ao atracar, representantes da APS, Autoridade Portuária que administra o porto português, entregaram uma Placa de Viagem Inaugural ao comandante da embarcação.
O navio foi construído pelo estaleiro China State Shipbuilding Corporation (CSSC), em Xangai, e foi considerado um novo marco para a fabricante estatal.
Ele mede 400 metros de comprimento, tem uma área de convés equivalente a quatro campos de futebol e possui capacidade para transportar 24.116 TEU, suportando até 240 mil toneladas de carga.
O MSC Tessa é um dos quatro navios porta-contêineres ultra grandes encomendados no estaleiro chinês pela Mediterranean Shipping Company (MSC). Os outros três seguem em construção.
O maior navio do mundo permanece em Sines até as 20 horas deste sábado, dia 15 (16 horas de Brasília), quando parte rumo ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Curiosidades
O estaleiro explicou que as embarcações deste tipo estão sendo construídas com engenharias que “poupam energia”, por exemplo, a proa bulbosa (formato que reduz a resistência às ondas, o que traz ganho de velocidade com menos consumo de combustível) e hélices de grande diâmetro.
Os novos navios da MSC são também os primeiros da frota da empresa a empregar um sistema de lubrificação por ar. Estimativas apontam que essas medidas irão proporcionar cerca de 3 a 4% de poupança de energia, o que significa de 6 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera por ano.