O vice-primeiro-ministro da Economia da Bélgica, Pierre-Yves Dermagne, esteve acompanhado de empresários dos setores de transição energética e sustentabilidadeCrédito: Divulgação
SEM CATEGORIA
Porto de Sines reforça cooperação com a Bélgica para desenvolvimento de H2V
Ministro e comitiva de empresários visitaram o complexo para reforçar parceria energética
O vice-primeiro-ministro da Economia da Bélgica, Pierre-Yves Dermagne, visitou o Porto de Sines, em Portugal, acompanhado por uma comitiva de empresários que atuam nos segmentos que envolvem a transição energética e a sustentabilidade ambiental.
A passagem da delegação belga pelo complexo portuário ocorreu no último dia 26 e foi acompanhada pelo ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa e Silva, pelo Conselho de Administração da APS (Autoridade Portuária), representantes da aicep Global Parques, IAPMEI e Câmara Municipal de Sines.
O encontro reforça a cooperação energética entre Portugal e Bélgica, que foca no desenvolvimento e investimento em energias renováveis, visando o eixo de hidrogênio verde a ser desenvolvido em Sines e em futuras parcerias de cooperação.
A Bélgica é um dos países europeus que almeja a neutralidade carbônica em suas operações, por isso quer testar várias fontes de energia verde e novas tecnologias, apostando em Sines como um porto que pode oferecer infraestrutura e suporte necessário para essas operações, além de captar investimentos.
Vale destacar que o Porto de Sines é pioneiro no desenvolvimento do conceito green port no país e na recepção e armazenagem de gás natural liquefeito.
Em comunicado, o Porto de Sines ressaltou que a transição energética é um dos pilares de seu Plano Estratégico e base da Agenda NEXUS, que visa a inovação e digitalização da cadeia logística e a descarbonização do corredor logístico de Sines, “desenvolvendo aplicações e serviços inovadores que contribuam para a agilização do processo de transição verde e sustentabilidade da cadeia logística servida pelo porto”.