HUB
Porto de Sines suspende tarifa cobrada das transportadoras ferroviárias
O Porto de Sines, um dos principais de Portugal, anunciou a suspensão da tarifa cobrada das transportadoras ferroviárias para que suas composições utilizem a malha do complexo marítimo. De acordo com a Administração dos Portos de Sines e Algarve, a cobrança, que já estava interrompida desde maio, não será retomada no próximo ano devido à instabilidade e à retração dos mercados mundiais. Segundo o órgão, “constatou-se que o ano 2023 tem sido um ano particularmente difícil para as empresas importadoras e exportadoras dada a instabilidade e retracção que se vive nos mercados mundiais”.
A autoridade portuária de Sines também informou que é possível “encontrar uma solução diferente e equilibrada para o problema” dos “gastos operacionais decorrentes do investimento efetuado na ampliação, requalificação e modernização do complexo ferroviário do Porto de Sines”, o que reforçou a decisão de interromper a cobrança da tarifa.
Em nota, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), do governo de Portugal, informou que a administração portuária irá restituir os valores pagos pelos operadores ferroviários de mercadorias neste ano, devido à tarifa.