Com a nova ferrovia, o percurso de Sines, que é o porto mais importante de Portugal, até a Espanha, será reduzido em 140 km, o que representa menos três horas e meia de viagem. Divulgação
Portugal
Porto de Sines vai contar com nova ferrovia em 2024
Obra promete aumentar capacidade do complexo portuário português
Uma ferrovia de 90 km que ligará o Porto de Sines e a cidade de Lisboa à Espanha está prevista para ser entregue no fim do primeiro semestre do ano que vem e promete aumentar a capacidade e a competitividade do complexo portuário português.
A ligação ferroviária passa pelo litoral alentejano, seguindo até a Espanha, e é o maior projeto voltado ao modal dos últimos 100 anos.
Atualmente, as obras estão no trecho entre as cidades portuguesas de Évora e Elvas. Esta é a única linha construída que fará conexão com o Corredor Internacional Sul, ferrovia que liga Portugal ao Sul da Europa, passando pelos portos de Sines, Setúbal e Lisboa.
Por isso, é esperado que a nova infraestrutura duplique a capacidade dos portos, além de diminuir o tempo de transporte de cargas. Por exemplo, o percurso de Sines – que é o porto mais importante do país – até a Espanha, será reduzido em 140 quilômetros, o que representa menos três horas e meia de viagem.
Isso refletirá positivamente na competitividade dos complexos e deve diminuir os custos em até 50%.
Atrasos
Há oito anos a obra da nova ferrovia segue em andamento, mas com sucessivos atrasos, inclusive devido aos impactos na indústria da construção após uma crise econômica que afetou o país de 2008 a 2011.
Mesmo com a conclusão prevista para o ano que vem, ainda não é possível precisar quando os comboios ferroviários poderão ser iniciados, uma vez que testes precisarão ser feitos em processos que podem ser demorados, arrastando o início das atividades só para 2025.