O Porto de Singapura ressaltou ainda o progresso no fornecimento de combustíveis alternativos, que fortalecem a descarbonização marítima (Crédito: Divulgação)
Singapura
Porto de Singapura mantém posição como o maior centro de abastecimento de combustível do mundo
Autoridade Portuária destacou resultado obtido em 2022, “apesar de enfrentar ventos externos contrários”
A Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA) informou no início deste mês que o complexo encerrou o ano de 2022 mantendo sua posição como o maior porto de transbordo e centro de abastecimento de combustível do mundo. O ano passado trouxe também a segunda maior movimentação de contêineres da história da companhia.
Em comunicado, o órgão comemorou o bom desempenho, “apesar de enfrentar ventos externos contrários”.
Outra observação foi em relação ao fornecimento de combustíveis alternativos que apoiam a descarbonização. Segundo a Autoridade Portuária, um total de 47,2 milhões de toneladas de vendas de bunker (combustível marítimo) foi registrado em 2022, das quais 140 mil toneladas foram misturas de biocombustíveis.
Embora o volume total de bunker tenha diminuído 4,3% em relação ao ano anterior, as 140 mil toneladas de misturas de biocombustíveis utilizadas em mais de 90 operações de abastecimento superaram as 16 mil toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL).
Chee Hong Tat, ministro sênior de Estado das Finanças e Transportes de Singapura, disse que o porto continua sendo um local privilegiado para bunkers e destacou também o progresso no fornecimento de combustíveis alternativos, como os biocombustíveis, para apoiar a descarbonização marítima.
Por fim, a MPA avaliou o cenário em geral registrado em 2022. “Nosso Centro Marítimo Internacional também se saiu bem. Os gastos totais das empresas de navegação excederam SGD 4,3 bilhões (dólar de Singapura), e vimos mais de 30 empresas estabelecidas ou expandindo suas operações aqui”, concluiu.