Os terminais de Singapura movimentaram 591,7 milhões de toneladas no ano passado, 13,5 milhões a mais do que em 2022, quando foram movimentadas 578,2 milhões (Foto: Divulgação)
Internacional
Porto de Singapura supera recorde histórico na movimentação de cargas em 2023
Mais de 39 milhões de TEU foram movimentados durante o ano, 4,6% a mais do que em 2021, que detinha o recorde anterior
O Porto de Singapura movimentou 39 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) durante o ano de 2023, uma alta de 4,6% em relação a 2021, ano que detinha o recorde histórico com 37,57 milhões de TEU. As informações foram dadas pelo ministro interino dos Transportes de Singapura, Chee Hong Tat.
No total, os terminais de Singapura movimentaram 591,7 milhões de toneladas (t) no ano passado, 13,5 milhões a mais do que em 2022, quando foram movimentadas 578,2 milhões de t. Apesar do recorde em relação aos TEU, a quantidade de toneladas ainda está abaixo dos números pré-pandemia, quando 626,5 milhões de toneladas de carga passaram pelo complexo portuário.
A Administração Marítima e Portuária de Singapura (MPA) ainda afirmou que o porto superou a marca de 3 bilhões de toneladas de arqueação bruta pela primeira vez, totalizando 3,09 bilhões e alcançando uma alta de 9,4% em relação ao ano anterior. O número expressivo reflete o crescimento em diversos segmentos dentro do ecossistema portuário, abrangendo navios porta-contêineres, graneleiros sólidos, navios-tanque para granéis líquidos e químicos, balsas e navios especializados.
As viagens regionais de balsa também foram destaque positivo, alcançando uma frequência de aproximadamente 70% do nível pré-Covid.
Números positivos
Segundo a MPA, oito berços do novo Porto de Tuas já estão operando, todos na parte da Fase 1, e 70% das obras de recuperação na Fase 2 já foram concluídas. A autoridade portuária já havia recebido um prêmio no ano passado pelas inovações de engenharia utilizadas na construção do Porto de Tuas, que deve ser o maior porto do mundo após a conclusão de suas obras, em 2040.
O Porto de Singapura também registrou uma alta na venda de biocombustíveis para navios, com 520 mil toneladas, mais do que o triplo de 2022, que teve 140 mil toneladas comercializadas.
A boa performance do porto em 2023 pode ser atribuída à recuperação do comércio regional. A cooperação entre sindicatos, governo e stakeholders da indústria também teve papel importante no processo.