Veículos vindos da Argentina foram descarregados no complexo marítimo pernambucano (crédito: Divulgação/Autoridade Portuária de Suape)
Região Nordeste
Porto de Suape realiza operação recorde de transbordo
Navio California Highway desembarcou 1.538 veículos no complexo pernambucano, que, em seguida, foram exportados para Veracruz, no México, e Cartagena, na Colômbia
O Porto de Suape, em Pernambuco, realizou sua maior operação de transbordo de automóveis nos últimos dias. Ela ocorreu como parte da movimentação de 2.080 veículos no navio California Highway, nessa escala no complexo nordestino. Desse total, 1.538 foram transbordados – ou seja, foram descarregados e, depois, reembarcados para um novo destino. Houve ainda a exportação de 131 automóveis e a importação de outros 411.
O processo foi realizado pelas empresas K-Line e Nexus, que, desde novembro do ano passado, implantaram um hub de veículos no complexo de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a Autoridade Portuária de Suape, nessa operação, os veículos chegaram da Argentina e, na sequência, no Pátio Público de Veículos (PPV) do complexo marítimo, foram carregados em outro navio para os portos de Veracruz (México) e Cartagena (Colômbia), na América do Norte e do Sul, respectivamente.
Desde o início das atividades do hub, no final do ano passado, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm passando por Suape e, dali, sendo levados para outros destinos internacionais. Eles chegam do Uruguai e da Argentina e, no final, são levados a Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos. O recorde anterior era de 690 veículos nesse tipo de operação.
Para o gerente-geral da K-Line no Brasil, Rafael Cristelo, a operação consolida a proposta das empresas de utilizar o Porto de Suape como centro distribuidor para outros países. “Suape dispõe de toda a infraestrutura necessária para que possamos realizar as operações com a maior qualidade e tranquilidade possíveis. Essa parceria já vem dando frutos com a implantação do novo hub e acreditamos que novas possibilidades de negócios irão surgir muito em breve decorrentes do sucesso dessa operação”, afirma.
Balanço
O movimento de veículos em Suape foi um dos grandes destaques do ano passado, tendo aumentado 20% em relação ao exercício anterior, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador do setor. Foram 47.841 unidades em 2021 contra 39.922, em 2020. Em 2022, até o mês passado, o total chegou a 26.542 automóveis, 10% a mais do que os 24.111 do ano anterior.
Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. O atracadouro também importa veículos de marcas importantes, como a Toyota.