A alta se refere ao total registrado entre janeiro e outubro deste ano em comparação ao mesmo período de 2023
Região Nordeste
Porto de Suape registra aumento de 5,2% na movimentação de cargas
Um dos principais motores desse crescimento foi o aumento de 23% na operação de carga conteinerizada
O Porto de Suape, em Pernambuco, apresentou um crescimento de 5,2% na movimentação de cargas entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. O total de carga movimentada foi de 20.985 milhões de toneladas, com destaque para o mês de agosto, quando o porto alcançou a marca de 2.670 milhões de toneladas.
A alta também foi registrada no número de atracações, com um aumento de 10%, totalizando 1.381 embarcações de diversos tipos e tamanhos. Esses resultados consolidam Suape como o sexto porto público mais movimentado do país.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, destacou a importância estratégica do Porto de Suape. “Os números são bastante positivos e reafirmam a importância do Porto de Suape como um dos principais e mais movimentados terminais portuários do país. Mas estamos mirando mais alto. Os investimentos estaduais vem fazendo em infraestrutura portuária vão ampliar ainda mais a capacidade operacional de Suape e assegurar um crescimento maior nos próximos anos”, disse.
Um dos principais “motores” desse crescimento foi o aumento de 23% na operação de carga conteinerizada, totalizando 528.258 TEUs (unidade equivalente a 20 pés). Esse avanço, segundo a administração portuária, está relacionado à inclusão de Suape na rota comercial entre Singapura e o Nordeste brasileiro, que desde julho de 2024 faz paradas em portos da China, Caribe e outros atracadouros da região.
O MSC Orion, com 366 metros de comprimento, foi o maior navio já recebido pelo Porto de Suape, marcando a estreia da rota no terminal. A chegada de embarcações do porte do New Panamax foi seguida por outros grandes navios, como o MSC Juliette, que atracou em 7 de novembro, no aniversário de 46 anos do Terminal de Contêineres (Tecon Suape).
Outro segmento com crescimento significativo foi o de carga geral solta, com acréscimo de 13,9% em relação ao mesmo período em 2023, totalizando 492.208 toneladas. Entre os itens movimentados, destacam-se o açúcar ensacado, chapas e bobinas de aço, veículos, aerogeradores e grandes peças industriais. O hub de veículos, por exemplo, movimentou 66.874 unidades, com destaque para os carros da BYD, gigante chinesa de carros elétricos e híbridos.
Contraponto
A operação de granéis líquidos foi a única a registrar queda. Composta principalmente por petróleo e derivados, a categoria oscilou negativamente em 0,7%. Em 2023, o Porto de Suape movimentou 13.735.135 toneladas desse tipo de carga, o que representou 65,4% do total de carga movimentada. Ainda assim, o cais segue líder nacional nesse segmento e também lidera o transporte de cabotagem e a movimentação de contêineres na região Nordeste do Brasil.
O diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot, ressaltou a relevância dessa conquista para Pernambuco. “Suape se posiciona como porta de entrada de contêineres de longo curso na região, trazendo mais competitividade para os exportadores e importadores. Trata-se de uma grande conquista para Pernambuco e as perspectivas são as melhores possíveis com a melhoria de nossa infraestrutura, a exemplo das obras de dragagem e de recuperação do molhe de abrigo”, concluiu.