Representantes do Porto do Açu e da Yamna estiveram reunidos para a assinatura do acordo: a previsão é de que a fábrica possa produzir até 1 milhão de toneladas por ano (Foto: Divulgação/Porto do Açu)
Região Sudeste
Porto do Açu e Yamna firmam parceria para produção de amônia verde
Primeira fábrica da empresa inglesa no país reforça compromisso com soluções globais de baixo carbono
O Porto do Açu, terminal privado localizado em São João da Barra (RJ), e a Yamna, empresa inglesa especializada na produção de hidrogênio verde e seus derivados, firmaram um acordo de reserva de área no hub de baixo carbono do terminal. O objetivo da parceria é construir uma nova fábrica de amônia verde.
A Yamna prevê que a nova fábrica tenha capacidade para produzir até 1 milhão de toneladas por ano. Segundo a empresa, a decisão final sobre os investimentos está prevista para 2027, com o início da produção das primeiras moléculas verdes em 2030.
A parceria amplia o hub de hidrogênio e seus derivados projetado no terminal, que já conta com uma área licenciada de 1 milhão de metros quadrados. Com o novo acordo, será reservada uma área adicional de 2 milhões de metros quadrados para o desenvolvimento de projetos sustentáveis.
“Estamos entusiasmados em receber a Yamna no Porto do Açu para seu primeiro projeto de amônia verde no Brasil e ansiosos para trabalhar em estreita colaboração para garantir o sucesso desta iniciativa, que posicionará ainda mais o Açu como líder na produção de hidrogênio e amônia verde”, disse Mauro Andrade, diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo Logística.
A nova fábrica será o primeiro projeto da Yamna em território brasileiro e está alinhada com sua estratégia de desenvolver empreendimentos de grande escala de amônia verde nos lugares mais atrativos globalmente.
“O processo de assinatura do acordo de reserva de área foi muito colaborativo e eficiente, e estamos confiantes de que essa forte cooperação continuará nas próximas fases do projeto, pavimentando o caminho para uma decisão final de investimento bem-sucedida. Na Yamna, esperamos desempenhar um papel fundamental no sucesso deste projeto, aproveitando nossa experiência em hidrogênio e amônia verde”, comentou Abdelaziz Yatribi, CEO da Yamna.
O CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueiredo, destacou a boa infraestrutura do terminal para apoiar, de forma sustentável, a descarbonização da indústria.
“Esta parceria destaca o papel estratégico do Açu como um hub para soluções de energia sustentável e reflete nosso compromisso com projetos inovadores que contribuem para a transição energética global”, completou o executivo.