O navio que ajudou o porto a alcançar a marca foi o Genco Bourgogne, que atracou no berço 101, às 3h30 do dia 13 de dezembro, carregado com 19.800 toneladas de fertilizantes Crédito: Divulgação/Emap
Região Nordeste
Porto do Itaqui comemora operação do milésimo navio
Foi a primeira vez em sua história que o complexo portuário maranhense alcançou esse feito
O Porto do Itaqui (MA) comemorou, na segunda semana de dezembro de 2023, a operação com seu milésimo navio, fato que acontece pela primeira vez em sua história.
O navio que ajudou o porto a alcançar a marca foi o Genco Bourgogne, com bandeira das Ilhas Marshall, que atracou no berço 101, às 3h30 do dia 13 de dezembro, carregado com 19.800 toneladas de fertilizantes.
Para a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), este resultado mostra que o complexo tem conseguido alcançar eficiência logística e competitividade.
“Essa é uma conquista importante para o Porto do Itaqui e para o Maranhão. É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando para tornar o porto cada vez mais competitivo e eficiente”, destacou o presidente do complexo, Gilberto Lins. O gestor ressaltou que a conquista também “aumenta a responsabilidade”.
A Emap também ressaltou que o tempo médio de atracação no porto é de quatro dias e meio, o que é considerado um tempo competitivo no cenário nacional e refletiu na operacionalização de mil navios em menos de um ano.
Além disso, o Porto do Itaqui tem um sistema de controle operacional que permite a gestão dos processos de forma integrada, contribuindo também para a redução do tempo de espera dos navios e para a melhoria da produtividade do complexo.
O Porto do Itaqui é um dos principais portos do Brasil e do Arco Norte, movimentando no ano passado 33 milhões de toneladas de carga. Para este ano, a previsão é de superar mais de 36 milhões de toneladas movimentadas.
O complexo se destaca, especialmente, na movimentação de granéis líquidos e granéis sólidos.