O fornecimento de combustíveis marítimos na região também deve impactar positivamente o potencial do Porto do Itaqui, que cresceu em média 9% ao ano nos últimos cinco anosCrédito: Divulgação/Emap
Região Nordeste
Porto do Itaqui passa a ter operação de abastecimento na área de fundeio
Empresas Acelen e Bunker One fecharam parceria estratégica para fornecimento de combustível a navios
Desde o início deste mês, cargueiros e petroleiros começaram a ser abastecidos na região de fundeio do Porto do Itaqui, na Baía de São Marcos, no Maranhão. A nova operação foi possível após uma parceria estratégica entre as empresas Bunker One, que comercializa combustíveis marítimos (bunker), e a Acelen, que produz o combustível.
Segundo as companhias, esta é a única operação de abastecimento em ancoragem externa no Brasil e o local foi escolhido por ser um centro estratégico para o comércio internacional, principalmente para exportações de matérias-primas, como minério de ferro e soja, e para distribuição de produtos petrolíferos no mercado interno.
“A nova opção de abastecimento atende a todos os tipos de embarcação e rotas, entre elas as que têm como origem e destino Europa e Estados Unidos”, explicou o comunicado conjunto.
Neste tipo de operação, o abastecimento é realizado por um tanker (navio-tanque) sem necessidade de ancoragem interna, o que pode reduzir o tempo de permanência no porto e os custos com taxas portuárias, já que os navios são abastecidos enquanto aguardam a entrada na área interna para operar. Será possível atender até dois navios por dia, levando em consideração o tempo de cada operação e as particularidades de cada abastecimento.
“Essa parceria vai proporcionar um crescimento da nossa operação no Brasil em cerca de 30%. E não se trata apenas de mais uma linha de atuação ou área geográfica coberta, mas o início de uma promissora aliança, que tem o potencial de oferecer novas soluções para a indústria de shipping na América Latina”, disse Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One Brasil.
O fornecimento de combustíveis marítimos na região também deve impactar positivamente o potencial do complexo portuário do Itaqui, que cresceu em média 9% ao ano nos últimos cinco anos.
Cristiano da Costa, vice-presidente comercial, Trading e Shipping da Acelen, explicou que a parceria comercial atende ao crescimento da região, aumentando a oferta e competitividade do Brasil como opção de hub de abastecimento de combustíveis marítimos. “É uma excelente parceria, capaz de trazer competitividade ao abastecimento de bunker na região de São Luís do Maranhão”, afirmou.
Segurança
Para conhecer de forma mais profunda a área de atuação nas operações de abastecimento no Itaqui, as duas empresas investiram em dois estudos: um meteoceanográfico das áreas de fundeio e outro de aproximação e amarração das embarcações nas operações de abastecimento. Os levantamentos utilizaram dados nacionais e internacionais, visando analisar as condições de vento e rajada; de ventos e ondas; e correntes que atuam na região.