O MPor pretende lançar ações estratégicas como esta para atender à demanda global crescente por fertilizantes. Foto: Divulgação/Porto do Itaqui
Região Nordeste
Porto do Itaqui planeja novo terminal de fertilizantes
Autoridades do complexo portuário e representantes do Ministério de Portos iniciaram levantamento de viabilidade técnica, econômica e ambiental do novo equipamento
O Porto do Itaqui, no Maranhão, estuda receber um novo terminal de fertilizantes. Representantes da Secretaria Nacional dos Portos e Transporte Aquaviário, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, visitaram o Complexo nos dias 20 e 21 deste mês para iniciar um levantamento que vai servir de subsídio para um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção do novo terminal
O MPor pretende lançar ações estratégicas como esta para atender à demanda global crescente por estes insumos agrícolas e ressaltar o papel do Brasil no mercado internacional, de acordo com a pasta.
A gerência de Contratos e Arrendamentos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), autoridade portuária que administra o Itaqui, fez apresentações com arrendatários de fertilizantes, como COPI, Transpetro e Vidra, dando o panorama da demanda e do mercado.
“O novo terminal, sendo concretizado, trará um impulso significativo ao desenvolvimento do Porto do Itaqui, um porto altamente demandado, principalmente para escoamento de grãos e granéis sólidos como fertilizantes”, explica a gerente de Contratos e Arrendamentos do Porto do Itaqui, Ellen Brissac.
O diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos Aquaviários, Bruno Neri, ressaltou a importância da visita, essencial para participação no processo de modelagem, em parceria com a LabTrans, empresa licitada para elaborar os estudos. “O Ministério possui um convênio de descentralização firmado com a empresa, o que viabiliza a elaboração dos estudos de viabilidade técnica e ambiental em áreas portuárias de todo o Brasil”, afirma.
Segundo ele, o Porto do Itaqui possui influência no cenário internacional e desempenha um papel estratégico no escoamento de produção e commodities, como milho e soja. “É importante também por sua ligação com o mercado internacional e a região do Arco Norte”, emenda.
A expectativa é de que o novo terminal gere milhares de empregos, aumente a receita do Porto do Itaqui e do governo brasileiro e contribua significativamente para o crescimento do PIB, diz a autoridade portuária.
Em 2023, o Porto do Itaqui movimentou mais de 3 milhões de toneladas em fertilizantes, um crescimento de mais de 22% em relação ao ano de 2022, segundo dados de movimentação de cargas anual da EMAP.