sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Depois do Itaqui, o Manelaos tem como destino os portos de Brunsbuttel na Alemanha, Ronnskar na Suécia e Szczecin na Polônia. Divulgação/Portos MA

Região Nordeste

Porto do Itaqui realiza operação com carga inédita

Atualizado em: 29 de fevereiro de 2024 às 9:27
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

O concentrado de cobre veio pelo navio Menelaos, de bandeira do Panamá, e atracou nesta quarta-feira (28)

O navio Menelaos, que esteve atracado no Porto do Itaqui (MA), recebeu nesta semana uma carga de 54 mil toneladas de concentrado de cobre. Segundo informou a Empresa Maranhense de Administração Portuária, trata-se da primeira operação desse tipo no complexo, pelo menos em termos de volume.

Dona da carga, a Vale administra o berço 105 do Itaqui, onde a embarcação estava atracada. O carregamento foi feito pela própria mineradora, usando um de seus carregadores de navios.

Toda operação foi de responsabilidade da G5SL, que contou com vários profissionais portuários em sua equipe, entre os quais, operadores de carregador de navios e um inspetor de embarques. A empresa Ambrósio Marítimos também participou da operação com o supercargo Giovane Ambrósio.

O concentrado de cobre, que tem como origem as minas de Sossego e Salobo, ambas pertencentes à Vale. Elas estão localizadas no que a mineradora chama de Serra Norte. O minério chega a São Luís pela Ferrovia de Carajás e fica armazenado nos silos da Vale até o embarque para exportação.

Do total da carga que será transportada, a mina de Sossego responde por 23 mil toneladas e Salobo, 31 mil.

Depois de ser carregado com os 54 mil toneladas de concentrado de cobre, o navio Menelaos tem como destino os portos de Brunsbüttel, na Alemanha; Ronnskar, na Suécia; e Szczecin, na Polônia.

Propriedades

Usado na agricultura como fertilizante mineral, o concentrado de cobre é, de acordo com especialistas, considerado ideal para pulverizar folhas de flores, horta, árvores frutíferas e demais plantas. A pulverização é feita com cobertura total em todas as partes da planta.

Deve ser utilizado com o tempo não chuvoso e de preferência nos horários mais frescos do dia – manhã ou fim de tarde.

Por outro lado, os especialistas não recomendam a aplicação do produto durante a floração.

Compartilhe:
TAGS carga inédita PORTO DO ITAQUI