Serão desembarcadas uma média de 5 mil toneladas por dia de sulfato de amônio no Tegram (Divulgação)
Região Nordeste
Porto do Itaqui recebe maior carga de composto para fertilizante de sua história
Vindo da China, MV June Loong atracou no Tegram na terça-feira (6) para descarregar 58.950 toneladas de sulfato de amônio
O Porto do Itaqui, no Maranhão, recebeu a maior carga de composto para fertilizantes de sua história. O navio MV June Loong, de bandeira de Hong Kong, atracou no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), na terça-feira (6), para descarregar 58.950 toneladas de sulfato de amônio.
A operação origem-destino foi agenciada pela Alphamar, agência marítima com filial em São Luís (MA) e matriz em Santos (SP). “O MV June Loong embarcou no Porto de Jing Tang, na China, com um total de 77.500 toneladas de sulfato de amônio, sendo que 58.950 toneladas serão descarregadas em Itaqui e o restante, 18.550 toneladas, no Porto de Aratu, na Bahia”, disse o gerente comercial e de laytime da Alphamar, Nelson Vida.
Segundo Vida, serão desembarcadas uma média de 5 mil toneladas por dia no Tegram. A operação é realizada com dois guindastes.
Vida contou que o produto foi comercializado pela Bulkfertz, que é a representante exclusiva no Brasil da fornecedora e produtora chinesa Bestwin Trade, e que os importadores são as empresas Fertigrow, Fertipar, Risa e Tocantins.
“A Bestwin Trade vem batendo recordes de maiores navios de fertilizantes descarregados em portos brasileiros. No mês passado concluiu a descarga de 85.100 toneladas de sulfato de amônio, em Santos, do navio MV Persistence Diva (atracou em 28 de outubro)”, lembrou.
O representante da Alphamar comentou ainda que o último grande desembarque de composto para fertilizante em Itaqui ocorreu em 19 de setembro de 2021, quando o MV SSI Excelent descarregou 57.293 toneladas de superfosfato triplo (TSP) e nitrogênio de fósforo (NP).