Os produtos predominantes no Porto do Itaqui seguem sendo os granéis sólidos, como soja e farelo de soja, que respondem por aproximadamente 72% do total de movimentaçãoCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Porto do Itaqui registra marco na movimentação
Complexo alcançou 30 milhões de toneladas 22 dias antes do que no mesmo período de 2022
O Porto do Itaqui (MA) registrou, no último dia 22 de outubro, um marco na movimentação de cargas neste ano, alcançando 30 milhões de toneladas movimentadas 22 dias antes do que em 2022.
A meta inicial da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o complexo, previa um crescimento anual de 1,5%, agora a diretoria de operações trabalha com uma nova meta, de 7%, que caso seja concretizada, trará ao porto a marca de 35 milhões de toneladas de cargas movimentadas. No ano passado, o total contabilizado foi de 33,6 milhões de toneladas, crescimento de 8% em relação a 2021.
Os produtos predominantes no Porto do Itaqui seguem sendo os granéis sólidos, como soja e farelo de soja, que respondem por aproximadamente 72% do total de movimentação. Já os granéis líquidos, como gasolina, diesel e GLP, representam 23% do volume de cargas em trânsito. A carga geral, composta por itens como celulose, trilho e cargas de projeto, são até o momento 5% da movimentação.
Em relação à principal commodity movimentada, a soja lidera, com um volume de 12 milhões de toneladas operadas em 2023.
Para a Emap, o crescimento da movimentação de cargas no complexo maranhense é um reflexo do aumento da produção agrícola e industrial no Brasil, em especial da região de Matopiba, que compreende a produção dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O porto maranhense é também um hub logístico para o escoamento da produção da região Centro-Oeste do país, que é uma das principais produtoras de grãos e commodities do mundo.
Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, ressaltou que o crescimento do complexo reflete também a “excelência de seu corpo funcional” e a estratégia de atendimento ao mercado.
“O seu papel essencial como hub logístico, para a produção agrícola e industrial do Brasil, torna-o uma peça-chave na infraestrutura do país. O Porto do Itaqui é um grande vetor de desenvolvimento do Maranhão”, citou.