Localização geográfica do porto atende as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com acesso por ferrovias e rodovias Créditos: divulgação
Região Nordeste
Porto do Itaqui registra melhor mês de movimentação de cargas
Outubro contabilizou 3,658 milhões de toneladas de cargas operadas pelo complexo
O Porto do Itaqui (MA) registrou, em outubro, o melhor mês de movimentação de cargas de sua história, com um total de 3,658 milhões de toneladas operadas. O resultado representa um aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2022 e 19% superior ao planejado para este mês em 2023.
Os principais destaques de outubro foram a movimentação de celulose (30% acima do planejado), soja (61% acima do planejado) e milho (18% acima do planejado). Foi realizada também a maior movimentação mensal de granéis sólidos totais, com 2,832 milhões de toneladas.
De janeiro a outubro foram mais de 31,2 milhões de toneladas, um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, comemorou o resultado. “Esse crescimento é fruto do trabalho conjunto da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) com os operadores portuários e os investidores que acreditam no Maranhão. Estamos trabalhando para consolidar o Porto do Itaqui como um dos mais importantes hubs logísticos na região e no país. Temos uma infraestrutura moderna e eficiente que nos permite movimentar grandes volumes de mercadorias de forma segura e ágil”, ressaltou.
O presidente destacou ainda que o crescimento da movimentação do Porto do Itaqui é um reflexo da retomada da economia brasileira “e da consolidação do Maranhão como um importante polo de produção de commodities agrícolas”.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nas últimas safras (2022 e 2023), o Maranhão ficou entre os 10 primeiros estados com maior índice de produção de grãos do país, além de ser uma importante conexão para a região do Arco Norte.
Fatores
Para a Emap, que administra o complexo, alguns fatores ajudam o Porto do Itaqui a se consolidar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, entre eles a localização geográfica estratégica, que permite o atendimento a uma vasta área, abrangendo os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E os investimentos na modernização da infraestrutura, o que possibilita o transporte de grandes volumes de carga.
Atualmente, o porto público do Maranhão opera com nove berços de atracação e profundidades que variam entre 12 e 19 metros, recebendo navios de grande porte.
O porto também é interligado a ferrovias e rodovias, o que facilita o transporte de mercadorias entre o porto e o interior do país, e amplia sua capacidade de atendimento aos clientes.