No trimestre, o porto público do Maranhão operou 7,2 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 16% comparado ao mesmo período de 2022 Crédito: Divulgação
Região Sul
Porto do Itaqui tem o melhor março de sua história
Complexo movimentou mais de 3 milhões de toneladas no período, crescimento de 22%
O Porto do Itaqui (MA) teve o melhor março de sua história ao movimentar no período 3,11 milhões de toneladas de cargas, o que está 22% acima do volume operado no mesmo mês do ano passado.
No acumulado dos três primeiros meses deste ano, o porto público do Maranhão também registrou resultados positivos, com 7,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o que representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.
No detalhamento por tipo de carga, houve aumento de 10% no granel líquido, 29% no granel sólido e de 8% na carga geral em relação a março de 2022. Destaque para os derivados de petróleo para o mercado interno, gás liquefeito de petróleo (GLP), soda cáustica, soja, cobre, fertilizantes e celulose.
Foram 4,6 milhões de toneladas de granéis sólidos, uma alta de 16% em relação aos três primeiros meses de 2022, e 2,11 milhões de toneladas de granéis líquidos, 23% acima do volume registrado de janeiro a março passado.
A soja foi a carga com maior volume registrado no período, com 2,3 milhões de toneladas, seguida do milho, que atingiu a marca de 1 milhão de toneladas e cresceu 178% em relação ao acumulado de 2022. As cargas de cobre e carvão também tiveram destaque, com alta de 34% e 82%, respectivamente.
Segundo o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, os números são fruto do compromisso do Governo do Maranhão com o desenvolvimento do Estado.
“A gestão do Porto do Itaqui atua com foco em resultados e melhoria contínua baseada em um trabalho de equipe da Emap ao lado de parceiros comerciais e todos os elos das cadeias produtivas das cargas que movimentamos, cumprindo diariamente o nosso papel de Autoridade Portuária”, afirmou.