O presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa, assina o pré-contrato com a Comerc e a Casa dos Ventos. Divulgação/Porto do Pecém
Região Nordeste
Porto do Pecém assina terceiro pré-contrato para produção de hidrogênio verde
Documento foi firmado com a Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos
O Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, assinou ontem (5) o terceiro pré-contrato relacionado à produção de hidrogênio verde. Desta vez o acordo foi firmado com a Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos, prevendo a instalação de uma unidade fabril de produção de H2V e amônia verde em uma área de até 60 hectares localizada na ZPE Ceará. O início da operação, em primeira fase, é estimado para 2026.
O projeto já vem sendo trabalhado desde 2021 entre as partes e, agora, segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico, que será dividido em etapas.
Quando estiver em plena capacidade operativa, a planta poderá produzir até 2,4 GW de eletrólise, gerando mais de mil toneladas de hidrogênio por dia e possibilitando a entrega 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.
Antes da formalização do pré-contrato, a Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos já haviam firmado um memorando de entendimento com o Governo do Estado do Ceará e outro com a CIPP S/A, para assegurar sua participação à frente do projeto.
Com a produção de H2V, a unidade vai evitar a emissão de até 430 mil toneladas de CO2 por mês, reduzindo significativamente a emissão dos gases de efeito estufa.
Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, disse que o Ceará está localizado em uma região de recursos energéticos eficientes e abundantes, aliado a uma posição estratégica para o comercio exterior. “Esses fatores nos possibilitam exportar nossa energia renovável em forma de energéticos verdes de maneira muito competitiva globalmente”, destacou Araripe.
Para Marcel Haratz, presidente da Comerc Eficiência, o hidrogênio verde tem um potencial imenso para ser um dos principais agentes da transição energética global. “Aqui no Brasil, com a abundância de fontes de energia como solar e eólica, este cenário é extremamente favorável para nos colocar como um dos maiores players do mundo. E, por isso, é um grande prazer ter a Comerc Eficiência na vanguarda de um projeto inovador e que dá mais um passo em direção a uma economia sustentável, abrindo novas possibilidades de geração de riquezas para o país e criando milhares de empregos”, ressaltou.
Esse é o terceiro pré-contrato assinado para o Hub de Hidrogênio do Complexo do Pecém, que conta ainda com 24 memorandos de entendimento (MoUs) firmados com empresas brasileiras e estrangeiras.
“Mais players se juntam a esse estratégico projeto de transição energética que estamos desenvolvendo aqui no Ceará desde o início do ano passado. O Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém é uma realidade”, celebrou o presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa.
A assinatura do pré-contrato foi um dos últimos compromissos de Serpa à frente do Porto. Na quinta-feira, dia 8, ele deixará o cargo de presidente do complexo cearense, sendo substituído pelo engenheiro aeronáutico Hugo Figueiredo.
COMPANHIAS
O Grupo Comerc Energia é uma empresa de Soluções Renováveis em Energia e Descarbonização do Brasil. Tem 20 anos de atuação, um portfólio composto por cerca de 3,8 mil unidades de consumo, e fechou o ano passado com um faturamento de R$ 3,8 bilhões.
Já a Casa dos Ventos é uma companhia brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, ela desenvolveu um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil.