sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Em agosto, o Porto do Pecém realizou a maior operação de placas de aço de toda a sua história / Foto: Divulgação Porto do Pecém

Porto do Pecém

Porto do Pecém bate recorde com quase 3 milhões de toneladas de placas de aço movimentadas em 2023

9 de janeiro de 2024 às 15:21
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Recorde foi atingido no dia 30 de dezembro, totalizando 2.974.252 toneladas

O Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), atingiu um recorde histórico na movimentação de placas de aço no ano de 2023. No total, 2.974.252 toneladas (t) foram embarcadas em 81 navios. O melhor resultado anterior havia ocorrido em 2018, com 2.969.845 t carregadas em 79 navios. 

A marca foi alcançada no dia 30 de dezembro, com a conclusão dos carregamentos do navio Spar Pyxis, com destino ao porto de Mobile, nos Estados Unidos, e do navio Iraklis, com destino ao porto de Paulsboro, também nos Estados Unidos. As placas são produzidas pela ArcelorMittal, siderúrgica instalada na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Ceará. 

Em agosto, o Porto do Pecém realizou a maior operação de placas de aço de toda a sua história. Foram embarcadas mais de 72 mil toneladas de placas em um único navio, com 2.487 placas sendo movimentadas ao todo, o que representou uma marca histórica para o porto e ajudou a alcançar o recorde anual. 

O diretor comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, André Magalhães, ressaltou os investimentos em novos equipamentos como um dos principais pontos para o resultado positivo. “A utilização de novos guindastes eletromagnéticos e do tipo MHC combinada à dedicação da nossa equipe, incluindo os prestadores de serviço e o cliente, permitiram que conseguíssemos superar o recorde de 2018. Para este ano, estamos preparando o porto para crescer mais e esperamos ultrapassar as 3 milhões de toneladas de placas de aço”, afirmou.

As placas de aço são um dos principais produtos movimentados pelo Porto do Pecém, que também opera outros tipos de carga como contêineres, pás eólicas e coque.

Compartilhe:
TAGS