A Tecer Terminais é a empresa responsável por este tipo de operação no porto cearense Crédito: Divulgação/Tecer Terminais
Região Nordeste
Porto do Pecém exporta 10 mil toneladas de granito para a Europa
Ceará é o terceiro principal exportador de rochas ornamentais do Brasil
O Porto do Pecém (CE) exportou, no último dia 9, quase 10 mil toneladas (9.995) de granito. A carga foi embarcada no navio Great Crystal com destino a Marina Di Carrara, na Itália.
Em 2022, o Ceará enviou mais de 60 mil toneladas de granito para Europa, o que torna o Estado o terceiro principal exportador de rochas ornamentais do Brasil.
Carlos Alberto Nunes, gerente da Tecer Terminais, empresa responsável por este tipo de operação no porto cearense, analisa que a movimentação dessa carga mostra o crescimento da diversidade de cargas que são operadas no terminal portuário.
“O envio desta nova carga de granito logo no primeiro trimestre de 2023, mostra o nosso potencial e demonstra a pluralidade de produtos que chegam e que são enviados para diferentes países. Aqui viabilizamos a movimentação de diversas cargas, utilizando sempre inovação tecnológica”, ressaltou.
O crescimento das exportações cearenses do segmento tem sido consecutivo desde 2012. Há 10 anos os embarques contabilizavam US$ 3 milhões, hoje chegam a US$ 38 milhões.
Quanto aos destinos, a Itália é o principal deles, recebendo 54% das cargas exportadas; seguida por Estados Unidos, 33%; China 6%; Espanha, 2%; e México 1%.
As condições favoráveis para o desenvolvimento da indústria de rochas ornamentais no Ceará são vistas como promissoras pelo segmento. Entre elas a diversidade do material, a disponibilidade de reservas minerais, infraestrutura adequada, a localização privilegiada do estado, que o torna a fronteira mais importante de quartzitos de cor clara e propicia uma melhor logística de fretes marítimos internacionais.
É também da região que é extraído o granito mais reverenciado nas grandes obras realizadas no Brasil, reconhecido mundialmente como Branco Ceará.
O cenário propicia ainda a expansão do mercado. Em 2014 eram cerca de 14 empresas do ramo, atualmente há mais de 60, estima o Sindicato de Indústrias de Mármores e Granitos do Ceará (Simagran-CE).