O Porto do Pecém é um terminal multicargas por movimentar granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral (Crédito: Divulgação)
Portos
Porto do Pecém fecha 2022 com novo recorde na movimentação de contêineres
Comparado ao ano de 2021, crescimento foi de 2%
O Porto do Pecém (CE) encerrou 2022 com um novo recorde relacionado à movimentação de contêineres. Foram operados ao todo 417.132 TEU, crescimento de 2% em comparação a 2021, quando 410.557 TEU foram movimentados. Os dados são do Terminal Portuário do Pecém, uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, na Holanda.
Com o resultado, o Porto do Pecém conseguiu, pela segunda vez em sua história, superar a marca de 400 mil TEU movimentados em um ano. Para a CIPP SA, que administra o porto cearense, os números consolidam a eficiência, a agilidade e a capacidade operacional de classe mundial que o complexo oferece.
Em relação ao mês, novembro conquistou a melhor marca, com 43.186 TEU contabilizados. O resultado foi também a segunda melhor movimentação mensal da história do terminal portuário, atrás dos 46.002 TEU registrados em outubro de 2020.
“Iniciar o ano anunciando esse recorde de movimentação de contêineres é motivo de muito orgulho para todos nós. Importante salientar o volume significativo de painéis solares nesta carga conteinerizada de 2022, o que reforça o compromisso do Complexo do Pecém com a transição energética e com o fortalecimento do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará”, declarou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.
A modalidade de cabotagem – viagens realizadas somente pela costa brasileira – respondeu por 365.563 TEU em 2022, crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Já no longo curso (movimentação entre o Pecém e outros portos do mundo), foram 51.569 TEU operados.
Em toneladas, as mercadorias transportadas em contêineres ultrapassaram 5,56 milhões em 2022, representando 33% de participação na composição do índice de natureza de carga em toneladas, atrás somente do granel sólido, com 7,40 toneladas.
Na comparação com 2021, a movimentação de cargas conteinerizadas, em toneladas, apresentou um crescimento de 3% no acumulado do ano passado, com mais de 17 milhões de toneladas contabilizadas em 2022. A cabotagem respondeu por 62% desse volume.
CARGAS
Entre as cargas movimentadas no Porto do Pecém ao longo de 2022, o maior destaque foi o granel sólido, em especial minérios, escórias e combustíveis minerais. A carga conteinerizada também teve participação importante no acumulado do ano, assim como a carga solta.
O Porto do Pecém é um terminal multicargas por movimentar granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral nos 10 berços que possui. Na cadeia logística do transporte marítimo, é considerado um hub portuário – hoje conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso.