Ferrovia Transnordestina atuará dentro do Complexo do Pecém com um terminal próprio - Foto: Agência de Desenvolvimento do Piauí
Sem categoria
Porto do Pecém irá dobrar movimentação com Transnordestina
Ferrovia deve ser concluída em 2027 e aumentará o escoamento do complexo portuário para 41 milhões de toneladas por ano
A conclusão das obras da ferrovia Transnordestina, prevista para 2027, promete dobrar a capacidade de escoamento de cargas do Porto do Pecém (CE) até 2035. A quantidade de toneladas carregadas anualmente saltaria de 20 milhões para 41 milhões.
Representantes da Transnordestina e do complexo portuário cearense têm se reunido quinzenalmente para tratar de pontos a serem ajustados como berços e infraestrutura, visando uma integração adequada entre as duas partes.
A ferrovia atuará dentro do Complexo do Pecém e terá um terminal próprio – o Terminal Portuário de Uso Privado da Nordeste Logística S.A (TUP Nelog) – que deve iniciar as operações em 2026 e escoar seis milhões de toneladas de cargas já no primeiro ano de movimentação. Até o fim da concessão da ferrovia, em 2057, a estimativa apontada pelos estudos da empresa indica a movimentação de até 33 milhões de toneladas de cargas, entre grãos, minérios, entre outros.
Segundo o diretor da Nelog, José Roberto Correia Serra, o investimento total, feito de forma escalonada, é de R$ 2 bilhões e deve ocorrer até 2035. O espaço prevê a instalação de quatro terminais e deve gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos.
Serra citou ainda que, no início da operação da Transnordestina, a movimentação de minérios deve ser pequena, tanto na exportação como na importação. Por outro lado, os grãos devem ser protagonistas dessa movimentação, especialmente vindos da região do Matopiba – que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Vale lembrar que nem tudo o que será transportado na Transnordestina terá como o destino o porto, já que teremos os pontos de integração regional, os terminais multimodais do eixo”, explicou.