Durante a visita guiada pelo, Fabrizio Pierdomenico e os representantes do Complexo do Pecém conversaram sobre as melhorias que estão sendo feitas no portoCrédito: Divulgação/Complexo do Pecém
Região Nordeste
Porto do Pecém recebe visita de secretário nacional de Portos
Fabrizio Pierdomenico esteve no complexo para conhecer a infraestrutura e os projetos em andamento
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, e o diretor de gestão e modernização portuária da pasta, Otto Luiz Burlier, visitaram o Porto do Pecém (CE), na última terça-feira (25), para conhecer a infraestrutura do terminal portuário e entender os projetos da atual gestão do complexo.
Eles foram recepcionados pelo presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; pela vice-presidente Financeira, Rebeca Oliveira; e pelo vice-presidente de Operações, Fabio Grandchamp. Em visita guiada, eles conversaram sobre as melhorias que estão sendo implementadas no porto para atender o aumento das movimentações e as novas oportunidades de negócios, como o Hub de Hidrogênio Verde.
“É uma estrutura completa, com porto, indústria e que fomenta a exportação, gera emprego e alavanca a economia. É, realmente, um modelo único e que deve ser seguido no País”, disse Pierdomenico.
Hugo Figueirêdo ressaltou a importância da visita, que em sua visão reforça a atenção do Governo Federal ao projeto do Ceará.
“Pudemos apresentar o nosso Hub de Hidrogênio Verde e como a nossa estrutura colabora para o sucesso desse projeto, que deve ser pioneiro no Brasil”, declarou.
As duas autoridades também conheceram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, onde foram recebidos pelo presidente e o diretor de Governança da ZPE Ceará, Eduardo Neves e Luís Simões, respectivamente.
Eduardo apresentou a estrutura da freezone cearense, onde as empresas de hidrogênio verde do hub irão funcionar, explicou como funciona a ZPE do Ceará, que tem regime aduaneiro especial, e enfatizou a importância do fortalecimento da política de ZPEs para a economia do País.
Para Pierdomenico, a visita foi “extremamente” produtiva. “Entender quais são as diferenças e vantagens competitivas de uma ZPE me traz a certeza de que temos que replicar esse modelo em outros lugares do País”, citou.
Para ele, o modelo garante a sustentabilidade, a industrialização e a geração de emprego e renda, “que é o que nós precisamos no momento”, finalizou o secretário.
Para Eduardo Neves, a visita do secretário à ZPE é uma nova oportunidade de mostrar o projeto para o restante do Brasil.
“Precisamos apresentar a ZPE Ceará a todos os brasileiros. São 10 anos de funcionamento e de sucesso. Se conseguirmos fortalecer a política de ZPEs em âmbito nacional, veremos um novo cenário econômico no Brasil”, pontuou.
Também participaram da visita ao Complexo do Pecém Leonardo Araújo, secretário de assuntos federais do Governo do Estado Ceará; Quintino Vieira, titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP); Erik Araújo de Medeiros, chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Federais; e Vinicius Furlanetti Barros Machado, coordenador de Assuntos Federais.