sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O navio AIDAsol, primeiro da temporada, veio com 1.791 passageiros e 652 tripulantes e atracou por volta das 8h30 no Cais II do porto, na área central da capital pernambucanaCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Porto do Recife abre sua temporada de cruzeiros

Atualizado em: 10 de novembro de 2023 às 10:01
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Navio AIDAsol foi o primeiro a ancorar no complexo da capital pernambucana

Com a chegada do navio AIDAsol nesta quinta-feira (9), o Porto do Recife (PE) abriu a temporada de cruzeiros 2023/2024. A embarcação veio com 1.791 passageiros e 652 tripulantes e atracou por volta das 8h30 no Cais II do Porto do Recife, área central da capital pernambucana.

Os visitantes foram recepcionados no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) pela orquestra de frevo, dançarinos e outras atrações culturais, além de agentes bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

De acordo com o ancoradouro, os passageiros receberam guias e roteiros do turismo de Pernambuco, sendo eles “Pernambuco de 1 a 8 dias”; “Rota BR 232”, além dos mapas do Recife, Olinda, e dos Litorais Sul e Norte.

O segundo cruzeiro da temporada 2023/2024 será o Costa Favolosa, vindo de Las Palmas, na Espanha. O navio de bandeira italiana atracará no dia 22 de novembro, às 8h, e sairá às 13h, para Salvador, com cerca de 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Os turistas partiram de Pernambuco ontem à noite, com destino ao Rio de Janeiro. A expectativa é de que outros 21 navios desembarquem no local até maio do próximo ano.

Todos os visitantes que passarem pela cidade vão receber indicações de roteiros rápidos para fazer a pé, no Recife e em Olinda. Entre os locais a serem visitados, estão: Museu Cais do Sertão, Museu a Céu Aberto, Praça do Marco Zero, Central de Artesanato de Pernambuco, Museu Caixa Cultural, Igreja da Madre de Deus, Mercado Eufrásio Barbosa e Mosteiro de São Bento.

Segundo Delmiro Gouveia, presidente do Porto do Recife, a cidade é o principal caminho para a Europa, e a chegada do cruzeiro à capital valoriza o turismo, que representa 8% do produto interno bruto (PIB) do Brasil.

“Essa temporada é de suma importância para Pernambuco. Até agora temos 22 cruzeiros confirmados, mas outras embarcações ainda estão fechando para chegar aqui ao nosso Estado. Nós esperamos mais”, disse ele.

Segundo Gouveia, a segurança aos turistas também está sendo reforçada. “Nesse período, nós reunimos vários órgãos para que tudo seja feito com o intuito de preservar a segurança dos turistas”.

Já o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, informou que, durante a temporada, 30 mil pessoas vão desembarcar em solo pernambucano. Ao comércio e prestação de serviço, segundo ele, será gerada a renda de cerca de R$ 20 milhões.

Compartilhe:
TAGS Centro de Atendimento ao Turista Litorais Sul e Norte navio AIDAsol Olinda porto do recife Recife