domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Apesar da transferência dos sinais náuticos, a Capitania dos Portos afirmou que continuará desempenhando papel de apoio ao Porto do RecifeCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Porto do Recife assume a gestão de equipamentos de auxílio à navegação

Atualizado em: 30 de maio de 2023 às 11:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Capitania dos Portos de Pernambuco oficializou transferência de quatro sinais náuticos ao porto

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) oficializou, no último dia 18, a transferência da gestão de quatro equipamentos de auxílio à navegação ao Porto do Recife. São eles: o farol Recife, os faróis Norte e Sul do Quebra-Mar do Banco do Inglês e a boia encarnada Baixio de Olinda.

Na prática, o complexo portuário passa a ter total responsabilidade sobre a administração e a manutenção desses instrumentos que orientam a navegação e estão localizados estrategicamente dentro da área portuária.

Segundo a Capitania, a mudança visa facilitar a coordenação das atividades de manutenção, permitindo uma resposta mais rápida em caso de eventuais problemas e emergências. Assim, é possível assegurar a máxima eficiência e segurança das operações marítimas que acontecem no porto.

O órgão também salientou que a transferência “é mais que uma mera mudança administrativa”, representando um “passo importante” na expansão da autonomia do Porto do Recife.

“É uma vitória tanto para o Porto quanto para a CPPE que podem se concentrar ainda mais em suas respectivas áreas de especialização, garantindo a segurança e a eficiência da navegação em Pernambuco”, disse a Capitania.

Mas, apesar da transferência, a CPPE afirmou que continuará desempenhando papel de apoio ao complexo portuário e os faroleiros da Capitania prestarão, quando necessário, assessoramentos técnicos relacionados aos sinais náuticos transferidos para garantir que o porto tenha acesso à experiência e à perícia dos profissionais, assegurando a manutenção do alto padrão de segurança.

“As equipes de Inspeção Naval da CPPE estarão de prontidão para realizar inspeções na boia e nos faróis transferidos para o Porto do Recife. Isso significa que, mesmo com a transferência da responsabilidade, haverá um nível contínuo de supervisão e apoio para garantir que os padrões de segurança sejam mantidos em todo momento”, disse o órgão em comunicado.

Compartilhe:
TAGS Capitania dos Portos de Pernambuco operações marítimas porto do recife sinais náuticos