domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os mais de 8 milhões de litros exportados via Porto do Recife seguiram com destino a Cuba, República Dominicana e NigériaCrédito: Divulgação/Agemar

Região Nordeste

Porto do Recife conclui operação inédita de exportação de etanol

Atualizado em: 10 de maio de 2023 às 11:23
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Ao todo, foram realizados cinco embarques, totalizando mais de 8 milhões de litros do combustível

O Porto do Recife (PE) concluiu na semana passada uma operação inédita de exportação de álcool (etanol) do Grupo JB, iniciada em outubro de 2022.

Ao todo, foram realizados nesta safra (22/23), cinco embarques que contabilizaram mais de 8 milhões de litros que seguiram com destino a Cuba, República Dominicana e Nigéria. Só na última operação, foram exportados 1,98 milhão de litros de etanol. Esta foi a primeira vez que esse tipo de carga foi embarcada pelo porto da capital pernambucana.

As indústrias produtoras de álcool do Grupo JB estão localizadas no Espírito Santo e em Pernambuco. Até a safra anterior, a empresa exportava sua carga pelo Porto de Vitória, mas, por questões logísticas, decidiu operar por Recife.

“Essa operação amplia o leque de oportunidades de negócios para o Porto do Recife, uma vez que outras destilarias podem se sentir atraídas pela inovação logística que esse modelo do Grupo JB abre para todos”, afirma Tiago Almeida, diretor executivo de operações portuárias da Agemar, empresa responsável pela operacionalização do embarque da carga.

A Agemar atua como operadora portuária há 40 anos e possui experiência no embarque e desembarque das mais diversas cargas como bobinas de aço, trigo, barrilha e milho no Porto do Recife, além de coque de petróleo e clínquer, no Porto de Suape.

Expansão

O Porto do Recife já esperava atrair novos negócios, já que em abril do ano passado concluiu o seu último trabalho de aprofundamento do acesso aquaviário do complexo. As estimativas apontam um incremento de 25% nas movimentações de carga e a possibilidade de atração de novos players.

O relatório da batimetria após a obra indicou que as cotas de dragagem atingidas foram: do berço 00 ao 01, chegou aos 10 metros; do berço 02 ao 06, atingiu os 11 metros; e do trecho do berço 07 ao 09 chegou aos 8 metros. Os trechos mencionados poderão chegar às profundidades máximas, na maré alta, de 12,60m, 13,60m e 10,6m respectivamente.

Compartilhe:
TAGS combustível Espírito Santo exportação de etanol pernambuco porto do recife República Dominicana