Os alunos puderam tirar as medidas dos canais presentes no cais para realizar ações preventivas e analisar a necessidade de dragagens futuras. (Crédito: Divulgação)
Energia Limpa
Porto do Recife sedia teste de projeto de batimetria e monitoramento ambiental
Estudantes da Unicap estiveram no complexo para testar embarcação desenvolvida para as funções
Estudantes de Engenharia da Complexidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) estiveram na sexta-feira (27) no cais do Porto do Recife (PE) para colocar em funcionamento na água, pela primeira vez, uma embarcação movida a energia renovável e controlada remotamente. O projeto tem como função realizar a batimetria e o monitoramento ambiental em tempo real do complexo portuário.
Os alunos puderam tirar as medidas dos canais presentes no cais para realizar ações preventivas e analisar a necessidade de dragagens futuras. Os testes foram acompanhados pelos professores Fernando Nogueira, que é também o coordenador do curso na Unicap, e de Hilário de Lima Filho, que faz parte da equipe de Gestão Ambiental do Porto do Recife.
Através de sensores instalados na embarcação, será possível analisar os parâmetros ambientais da água e ar na zona portuária, como também monitorar as profundidades dos berços, tornando a atracação e desatracação mais eficientes. A movimentação e produção de energia dentro do barco foi pensada para evitar impactos ambientais.
A ideia surgiu de demandas que foram apresentadas pelo Porto do Recife em 2021, quando estudantes do curso realizaram um estágio de duração de três meses e meio no ancoradouro. O projeto pôde seguir no ano passado, após o órgão assinar um Acordo de Cooperação Técnica, junto à Unicap, de 5 anos de duração, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas soluções para operações portuárias do porto.
Os próximos passos da iniciativa envolvem mais fases de testes e aprimoramento da ferramenta para que, em breve, possa ser incrementada na rotina de carga e descarga do Porto do Recife.
Parceria internacional
O curso de engenharia da complexidade da Unicap tem parceria com universidades francesas, nas quais os alunos podem realizar um semestre do curso fora do Brasil, como também estar em contato com pesquisadores do país para trocar conhecimento no desenvolvimento de projetos práticos.
As soluções desenvolvidas pelos estudantes para o Porto do Recife também passaram pela expertise de estudiosos franceses, que auxiliaram na prototipagem do projeto.