Obra de aprofundamento é realizada pelo consórcio Jan De Nul, que venceu a licitação (Foto: Divulgação/PortosRio)
Região Sudeste
Porto do Rio de Janeiro começa a receber obras de dragagem do canal
Aprofundamento tem como objetivo de receber navios de até 366 metros
A Autoridade Portuária deu início a dragagem do canal principal do Porto do Rio de Janeiro. As obras de aprofundamento têm como objetivo aprimorar as condições de navegabilidade e permitir a atracação de navios de grande porte, de 366 metros de comprimento.
De acordo com a PortosRio, os terminais beneficiados com os serviços de dragagem são o MultiRio e o Rio Brasil Terminal, que são especializados na operação e movimentação de contêineres.
Segundo a Autoridade Portuária, a dragagem resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas e é considerada de extrema importância para preservar a competitividade dos terminais de contêineres do porto, dado o contínuo aumento das dimensões dos navios conteineiros.
O contrato para a execução desse projeto foi concedido ao consórcio Jan De Nul-CHECD, vencedor da licitação, e inclui também o desenvolvimento de sinalização e balizamento. Segundo o cronograma das obras, a conclusão está programada para o dia 30 de agosto de 2024. Estima-se que serão dragados aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos durante essa operação.