sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

As obras de aprofundamento têm como objetivo aprimorar as condições de navegabilidade e permitir a atracação de navios de grande porte, notadamente da classe New PanamaxCrédito: Divulgação/PortosRio

Região Sudeste

Porto do Rio de Janeiro inicia dragagem para receber navios de 366 metros

24 de dezembro de 2023 às 20:38
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Serviço começou neste mês e tem previsão para conclusão em agosto do ano que vem

A Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio de Janeiro, a PortosRio, anunciou que foram iniciados os trabalhos de dragagem do canal principal do Porto do Rio de Janeiro. As obras de aprofundamento têm como objetivo aprimorar as condições de navegabilidade e permitir a atracação de navios de grande porte, notadamente da classe New Panamax, de 366 metros de comprimento, atendendo a uma demanda do mercado internacional.

De acordo com a PortosRio, os terminais que serão beneficiados com os serviços de dragagem são o MultiRio e o Rio Brasil Terminal, ambos especializados na operação e movimentação de contêineres.

Segundo a Autoridade Portuária, a dragagem foi classificada como serviços de prioridade, pois resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas e é considerada de extrema importância para preservar a competitividade dos terminais de contêineres do porto, dado o contínuo aumento das dimensões dos navios conteineiros.

O investimento total no valor de R$ 163 milhões para a realização desse empreendimento está sendo integralmente financiado pela PortosRio.

O contrato para a execução desse projeto foi concedido ao consórcio Jan De Nul-CHECD, vencedor da licitação, e inclui também o desenvolvimento de sinalização e balizamento. Segundo o cronograma das obras, a conclusão está programada para o dia 30 de agosto de 2024.

A estimativa é que serão dragados aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos durante essa operação.

O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, enfatizou a singularidade do projeto de dragagem, destacando que ele permitirá a ampliação significativa da movimentação de contêineres no Porto do Rio e fortalecerá a economia local, além de contribuir de maneira substancial para o crescimento econômico do estado.

“A iniciativa está alinhada à estratégia de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e cumpre o cronograma estabelecido no planejamento orçamentário da companhia”, comentou.

Licitação

O processo de licitação para a dragagem de aprofundamento ocorreu no mês de agosto, do qual a Jan de Nul foi declarada a vencedora. Além dela, fizeram propostas a DTA Engenharia Ltda e a Enterpa Engenharia Ltda.

Compartilhe:
TAGS Autoridade Portuária dos Portos Públicos Francisco Martins MultiRio Porto do Rio de Janeiro