Embarcação operou um total de 1033 contêineres; embarcação deixará o porto neste sábado (Foto: Divulgação/PortosRio)
Porto do Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro recebe maior navio porta-contêineres bicombustível
CMA CGM Bahia é a maior embarcação em operação na rota sul-americana movida a GNL
Atracou no Porto do Rio de Janeiro o CMA CGM Bahia, o maior navio porta-contêineres bicombustível em operação na rota sul-americana. De acordo com a PortosRio, a embarcação está atracada no Rio Brasil Terminal, onde vai operar um total de 1033 contêineres, sendo 899 descarregados e 134 embarcados. O navio está programado a desatracar neste sábado (20), às 7h.
O moderno navio, da armadora francesa CMA CGM, utiliza um sistema de energia de duplo combustível de GNL e possui um tanque de carga de GNL com sistema de contenção de carga Mark III de 14.000 metros cúbicos.
Segundo o construtor naval, Hudong-Zhonghua, o sistema de recirculação de gases de escape (ICER) pode reduzir o deslizamento de metano no modo gás em 50% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 28%.
Representando a mais recente geração de navios sustentáveis, o navio conteineiro tem 336 metros de comprimento, com capacidade máxima de 13.200 TEUs e movido a GNL (Gás Natural Liquefeito). Ele foi construído em 2023 e é considerado um marco na indústria naval.